sábado, 6 de dezembro de 2014

Planos de aula (ensino médio regular): Cidadania no Trânsito



Escola Estadual Padre Hildon Bandeira      
Subprojeto Pibid Inglês
Bolsista/estagiário: Janaíne Rolim e Juliana Silveira
Data: 22 de setembro de 2014
Turma: 1º Ano Ensino Regular

TEMA: Cidadania no trânsito
OBJETIVO GERAL: Educar o cidadão para a vida e para o trânsito, conscientizando-o de seus direitos e deveres como pedestres e passageiros.
Objetivos Específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
         Significar linguagem verbal e não verbal em placas de trânsito
           Ler e compreender placas de trânsito
           compreender e usar vocabulário básico relacionado ao trânsito
           produzir campanha de conscientização para o trânsito
Placas de trânsito; linguagem não-verbal;
Vocabulário básico relacionado a trânsito

(ver abaixo)

           Quadro;
           Lápis colorido;
           Folhas em branco;
           placas com sinalização de trânsito.
           Significação de placas de trânsito e de vocabulário relacionado a trânsito
           Desenho que retrate ações a serem realizadas  visando hábitos de pedestres conscientes.
           ações a serem realizadas por pedestres conscientes

*
·         Sensibilização sobre o do tema a ser trabalhado em sala de aula;
·         Condução de roda de conversa para discutir como pedestres devem se portar diante do tráfego, ressaltando o respeito dos pedestres e condutores perante o trânsito e buscando desenvolver hábitos  de pedestres e passageiros conscientes
·         Distribuição de papéis com o nome das placas (inglês) e virados para baixo para que os alunos os organizem na mesa. Os alunos deverão associar a linguagem verbal da placa com a respectiva placa pendurada na parede.
·         Orientação para que alunos façam desenho livre sobre o tema: ”O que temos que fazer para sermos pedestres conscientes”



Escola E. Padre Hildon Bandeira
PIBID LETRAS- Inglês
Bolsistas: Oziel / Janaine

Plano de Atividade

Tema: Cidadania no trânsito
Ano: 3º ano EJA
Data: 27/08/2014
Objetivo geral: Construir noções de cidadania no trânsito

Tempo estimado: Duas aulas


Objetivos específicos 
Conteúdos
Procedimentos
Recursos didáticos
Avaliação
·         Apreender  vocabulário referente ao  tema

·         Apreender por meio das diferentes inteligências múltiplas

·         Reconhecer e nomear diferentes tipos de sinalização de transito

·         Compreender função social das diferentes sinalizações de transito







·         Vocabulário referente ao tema

·         Questões de linguagem: como fazer e responder perguntas








Elaboração: Para a elaboração da atividade do tabuleiro humano, os bolsistas produziram pequenos cartões com perguntas em inglês e em português (que já tinham sido trabalhadas em sala de aula) sobre a temática trânsito e um dado para ser arremessado na hora da atividade.  

Execução: Montar o tabuleiro humano com fitas adesivas no chão, jogar o dado para que os alunos possam ir para a casa a partir do número em que o dado cair, acertar as questões para prosseguir no jogo.

Cartolinas colorida

Caixas de papelão recortas em formato de placa

Fitas coloridas: Vermelho, Amarelo e Azul

Lápis hidrocor 


Cartolina recortada em formato de cartões com perguntas e respostas


Imagens e desenhos de placas de trânsito(foto anexa)

Dado( foto anexa)


Respostas dos alunos nas perguntas existentes na atividade

Participação dos alunos ao longo da atividade











Nenhum comentário:

Postar um comentário