sábado, 6 de dezembro de 2014

Plano de Aula - ENEM

Tema: ENEM

Objetivo geral: Preparar-se para a prova do ENEM.

Objetivos Específicos: Ser capaz de identificar a função de uma charge e interpretá-la, tornar-se consciente de estereótipos de três continentes (África, Europa e América) e um país (Arábia Saudita) e do conflito Rússia Ucrania. Preparar-se para responder questões do ENEM, recaptular as questões do simulado PIBID e ser capaz de utilizar estratégias de “chutes” e interpretação.

Conteúdos: 
Gênero textual charge, estereótipos de alguns continentes e um país, conflito Rússia Ucrânia, questões do simulado PIBID e estratégias de “chute” e interpretação de texto.

Recursos Didáticos: Handout composto dos anexos 2 e 4 e simulado do ENEM PIBID (anexo 1).


Procedimentos Metodológicos:
O bolsista iniciará a aula explicando a principal função de uma charge, que é satirizar algum acontecimento. A partir disso será feita a interpretação de uma charge (anexo 2) utilizando inglês instrumental a partir das informações não verbais seguindo as seguintes questões:

  • §  Onde eles estão?
  • §  Em que posições estão os personagens?
  • §  Quais as características de cada personagem?
  • §  O que ou quem cada personagem representa?

Após feita a identificação dos personagens, os bolsistas farão uma brainstorm das informações prévias que os alunos têm sobre cada país e depoís irão escrever o nome de cada um na própria charge. Em seguida será feita a leitura do texto e análise das palavras opinion, food, shortage (por ser uma palavra desconhecida deve ser explicada para os alunos) e rest of the world e entender porque elas são um problema para cada país – fixando que o pronome possessivo your indica visões diferentes já que são entidades diferentes.
Será feita a resolução das questões do simulado de inglês (anexo 1) a partir dos comentários feitos pelos próprios bolsistas em reunião do PIBID (anexo 3). Na primeira questão do simulado o a figura do conflito Rússia Ucrânia (anexo 3).
Após a resolução do simulado serão apresentadas aos alunos “táticas” de como chutar (Eliminação, Repetição, Semelhança, Generalização, Distribuição, Letra A e Letra D), caso eles não venham a não saber a resposta de uma questão.

Avaliação:
Será feita a partir a capacidade dos alunos de concluírem as atividades propostas e serem capazes de compartilhar as interpretações feitas por eles com a turma e os bolsistas mediante interação em aula.

Anexos:
Anexo 1:

Simulado do ENEM produzido pelos bolsistas PIBID de inglês em: 


Anexo 2:


Anexo 3:

Comentário do simulado de inglês feitro pelos bolsistas em:


Anexo 4:


http://www.libertynews.com/2014/03/video-report-on-the-ground-ukrainian-footage-shows-a-fraction-of-the-russian-military-might-being-brought-to-bear-on-the-people-of-ukraine-while-the-russian-president-says-he-has-no-intentio/#sthash.V7W5Zp9n.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário