Tema:
ENEM
Objetivo
geral: Preparar-se para a prova do ENEM.
Objetivos
Específicos: Ser capaz de identificar a função de uma
charge e interpretá-la, tornar-se consciente de estereótipos de três
continentes (África, Europa e América) e um país (Arábia Saudita) e do conflito
Rússia Ucrania. Preparar-se para responder questões do ENEM, recaptular as
questões do simulado PIBID e ser capaz de utilizar estratégias de “chutes” e
interpretação.
Conteúdos:
Gênero
textual charge, estereótipos de alguns continentes e um país, conflito Rússia
Ucrânia, questões do simulado
PIBID e estratégias de “chute” e interpretação de texto.
Recursos
Didáticos: Handout
composto dos anexos 2 e 4 e simulado do ENEM PIBID (anexo 1).
Procedimentos
Metodológicos:
O
bolsista iniciará a aula explicando a principal função de uma charge, que é
satirizar algum acontecimento. A partir disso será feita a interpretação de uma
charge (anexo 2) utilizando inglês instrumental a partir das informações não
verbais seguindo as seguintes questões:
- § Onde eles estão?
- § Em que posições estão os personagens?
- § Quais as características de cada personagem?
- § O que ou quem cada personagem representa?
Após feita a identificação dos
personagens, os bolsistas farão uma brainstorm
das informações prévias que os alunos têm sobre cada país e depoís irão
escrever o nome de cada um na própria charge. Em seguida será feita a leitura
do texto e análise das palavras opinion,
food, shortage (por ser uma palavra desconhecida deve ser explicada para os
alunos) e rest of the world e entender
porque elas são um problema para cada país – fixando que o pronome possessivo your indica visões diferentes já que são
entidades diferentes.
Será feita a resolução das questões do
simulado de inglês (anexo 1) a partir dos comentários feitos pelos próprios
bolsistas em reunião do PIBID (anexo 3). Na primeira questão do simulado o a
figura do conflito Rússia Ucrânia (anexo 3).
Após a resolução do simulado serão apresentadas aos
alunos “táticas” de como chutar (Eliminação, Repetição, Semelhança,
Generalização, Distribuição, Letra A e Letra D), caso eles não venham a não
saber a resposta de uma questão.
Avaliação:
Será feita a partir a
capacidade dos alunos de concluírem as atividades propostas e serem capazes de
compartilhar as interpretações feitas por eles com a turma e os bolsistas
mediante interação em aula.
Anexos:
Anexo 1:
Simulado do ENEM
produzido pelos bolsistas PIBID de inglês em:
Anexo 2:
Anexo 3:
Comentário do simulado
de inglês feitro pelos bolsistas em:
Anexo 4:
http://www.libertynews.com/2014/03/video-report-on-the-ground-ukrainian-footage-shows-a-fraction-of-the-russian-military-might-being-brought-to-bear-on-the-people-of-ukraine-while-the-russian-president-says-he-has-no-intentio/#sthash.V7W5Zp9n.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário