EEEM Padre
Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas: Magna Rafaela, Giuseppe Andrew, Felipe Adunbi.
Dia: 30/07/2014
Tema: Doenças
Subtema: AIDS
Ano: 3º ano noite
Objetivo geral: Conhecer a doença, suas características e como
prevenir-se/tratar-se.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
||||
·
Ler para identificar sintomas relacionados à AIDS.
Id Identificar o gênero notícia.
Re Reconhecer
vocabulário relacionado à doença.
|
Vocabulário
relacionado ao campo semântico de doenças: Disease, illness,
sickness, symptoms, causes, description
|
**
|
Três
notícias sobre AIDS, atividade impressa, quadro, pincel.
|
A avaliação foi
realizada através do exercício escrito, onde os alunos tinham que retirar
informações do texto para responder. A avaliação também teve como foco as
respostas dos alunos durante a realização da aula.
|
** Procedimentos:
Primeiro
os alunos foram questionado a respeito da doença, se já ouviram falar, o que
eles sabiam sobre, para dar voz aos alunos. Em um segundo momento, após a
discussão os alunos foram contextualizado a respeito do texto que iriam receber,
mas não foi dito aos alunos qual o gênero textual. Ao receber o texto,
discutimos sobre o layout do texto e os alunos descobriram que se tratava de
uma notícia. O gênero textual foi explorado para que os alunos conseguissem identificar futuras notícias. Realizamos a leitura através de estratégias de leitura (skimming,
scanning). Após a discussão sobre o texto passamos para a atividade, onde os alunos foram instruídos a retirar as informações do texto. A atividade foi realizada em grupo de três e os bolsistas os auxiliavam em caso de dúvidas.
(II) Aula II
(II) Aula II
EEEM
Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas:
Magna Rafaela e Giuseppe Andrew
Dia:
03/09/2014
Tema:
gênero Cartilha
Ano: 3º
ano noite
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Recursos didáticos
|
Procedimentos
Metodológicos.
|
Avaliação
|
·
Discutir
sobre o gênero cartilha.
·
Identificar
as partes que constituem este gênero.
·
Expressar
opiniões a respeito da importância que tem esse gênero.
|
·
O
uso da cartilha em nosso meio social.
|
·
Quadro
branco.
·
Lápis
de quadro
·
Cartilha
|
***
|
Avaliação foi pautada na
discussão dos alunos e no reconhecimento de informações encontradas no texto.
|
Obj geral: Conhecer o gênero
cartilha.
***
Procedimentos:
- Para ativar o conhecimento prévio dos alunos foram
distribuídas algumas cartilhas entre os alunos. Perguntas foram feitas aos
alunos, como: O que você possuem na mão? Quem escreve este gênero? É uma notícia?
Qual a função deste texto?
- Após a discussão sobre o gênero, foi colocada no
quadro a palavra referente à cartilha em inglês (booklet). Onde juntos (bolsista e alunos) pronunciaram a palavra.
- Depois de toda a discussão foi entregue entre os
alunos dois textos: Um em inglês e outro em português, ambos os textos traziam
informações sobre o gênero que estava sendo trabalhado. Os alunos trabalharam
em grupo. Eles tinham que retirar as informações do que é uma cartilha, para
que serve e com qual função, tudo isso para ver se o que eles falaram correspondia
ao texto. O texto levado em português foi para comparar se o mesmo gênero
textual é visto da mesma forma por ambas as línguas.
(III) Aula III
Depois disto, cada grupo apresentou sua doença expondo todos esses pontos já citados.
(III) Aula III
EEEM
Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas:
Magna Rafaela e Giuseppe Andrew
Dia:
17/09/2014
Tema:
Doenças/ medicina alternativa
Ano: 3º ano noite
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Recursos didáticos
|
Procedimentos
Metodológicos.
|
Avaliação
|
·
identificar sintomas e prevenção relacionados
a meningite, hepatite e conjuntivite.
·
Expressar
opiniões sobre as doenças.
|
·
Vocabulário
específico: Disease,
illness, sickness, symptoms, causes, description
|
·
Quadro
branco.
·
Lápis
de quadro
·
Texto
impresso
|
***
|
Avaliação pautada na
participação dos alunos e nas respostas elaboradas por eles.
|
Obj geral: Conhecer
doenças, suas características e como prevenir-se/tratar-se.
**Procedimentos:
Esta aula foi
ministrada com o intuito de relembrar os alunos o que já havíamos visto para ajudá-los
na elaboração do produto final: cartilha. Sendo assim, os alunos foram
divididos em grupos de três, os textos foram entregues. Cada grupo possuía um
texto referente a uma doença. Os alunos tinham que identificar qual era doença,
a descrição da doença, assim como os sintomas e prevenção.Depois disto, cada grupo apresentou sua doença expondo todos esses pontos já citados.
(IV) Aula IV PLANO DE AULA – 08/10/2014
EEEM Padre Hildon Bandeira
Turma: 3º Ano noite
Tema: Doenças
Bolsistas: Felipe Novaes
Objetivo geral: Conhecer doenças, suas características e como prevenir-se/tratar-se.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
· Ler para identificar sintomas relacionados a AIDS, Ebola, câncer de pele
· Elaborar um quadro resumitivo sobre as doenças em foco.
|
● vocabulário relacionado ao campo semântico de doenças: Disease, illness, sickness, symptoms, causes, description
|
● **
|
● texto descritivo sobre AIDS, Ebola E Câncer De Pele
● Quadro
● Pincel para quadro.
● Cola
|
● grau de informatividade no quadro resumitivo elaborado
|
** Procedimentos:
● Ativação do conhecimento prévio sobre as doenças apresentadas aos alunos nas aulas anterior: AIDS, ebola, etc.
● Utilização do conhecimento de mundo dos alunos para revisar as características/estrutura da cartilha (descrição da doença, formas de prevenção, formas de contágio, sintomas e tratamentos).
● Explicação dos termos disease, illness e sickness. Diferenciado-os, apresentando exemplos de seus usos e enfatizando a relação das 3 palavras com doenças.
● Exemplo da atividade utilizando Diarrhea: Description: three or more liquid stools per day; Prevention: by improved sanitation, clean drinking water, and hand washing; Causes: is an infection of the intestines due to virus, bacteria, or parasite; Symptoms: loose liquid, liquid stool, dysentery, dehydration; Treatment: replacing lost fluid and salts is the only treatment needed. Ou exemplo a partir de uma doença dita por algum aluno.
● Realização da atividade: Dividir a sala em 3 grupos. Cada grupo receberá uma cartilha (fora da sua ordem) referente a uma determinada doença. Assim, os grupos terão que organizar o texto de forma coerente além de descobrir o nome da doença. (1-descrição da doença, 2-prevenção, 3-formas de contágio, 4-sintomas, 5-tratamento). Os bolsistas Giuseppe e Magna irão ajudar na realização da atividade.
● Após a realização do exercício e sua correção, todos receberão uma folha contendo os 3 textos da atividade anterior. Em seguida, cada grupo terá que apresentar as principais informações referentes à sua doença aos demais, abordando as informações mais relevantes presentes em cada texto.
(V) Aula V
(V) Aula V
EEEM
Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas:
Magna Rafaela, Giuseppe Andrew, Felipe Adunbi
Dia: 19/11/2014 - 03/12/2014
Tema: Cartilha
Ano: 3º ano
noite
Obj
geral: Elaborar uma cartilha.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Recursos didáticos
|
Procedimentos
Metodológicos.
|
Avaliação
|
· Identificar informações importantes que devem
constar na cartilha.
Criar sua própria cartilha tendo em vista o
que já foi estudado
|
Vocabulário
específico: Disease, illness,
sickness, symptoms, causes, description
|
·
Quadro
branco, lápis, giz de cera, imagens, cartilha, papel verge.
|
***
|
Avaliação pautada na
participação dos alunos e nas respostas elaboradas por eles.
|
Obj
geral: Criar uma cartilha
**Procedimentos:
- Os
alunos se dividiram em dois grupos. Cada grupo irá ficar responsável por duas
doenças distintas. Um grupo fica com a dengue e outro com o câncer.
- Os
alunos recebem uma cartilha para que possa guiar-se por ela na criação da sua.
Os alunos também recebem várias imagens. Com estas imagens os alunos devem
colocá-las no lugar certo para completar o texto que está escrito no quadro
referente à doença que cada um irá criar a sua cartilha.
- Após
esta etapa, os alunos recebem a instrução de que podem criar sua cartilha. Eles
não devem transpor todo o texto para a produção e sim o que já vinha sendo
feito em sala: retirar a descrição da doença, sintomas, prevenção, etc.
- Os
alunos devem utilizar giz de cera ou qualquer outro tipo de lápis para deixar a
cartilha ilustrativa e atrativa.
* No dia
03/12/2014 houve a continuação da criação da cartilha pois apenas uma aula não
foi suficiente para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário