sábado, 6 de dezembro de 2014

Plano de aula (EJA): Sequência didática doenças, sintomas e prevenção (i)

(I) Aula I


EEEM Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS

Bolsistas: Magna Rafaela, Giuseppe Andrew, Felipe Adunbi.

Dia: 30/07/2014

Tema: Doenças
Subtema: AIDS
Ano: 3º ano noite



Objetivo geral: Conhecer a doença, suas características e como prevenir-se/tratar-se.


 
Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos
Recursos didáticos
Avaliação




·          Ler para identificar sintomas relacionados à AIDS.
 Id  Identificar o gênero notícia.
Re  Reconhecer vocabulário relacionado à doença.


Vocabulário relacionado ao campo semântico de doenças: Disease, illness, sickness, symptoms,   causes, description


 **
Três notícias sobre AIDS, atividade impressa, quadro, pincel.
A avaliação foi realizada através do exercício escrito, onde os alunos tinham que retirar informações do texto para responder. A avaliação também teve como foco as respostas dos alunos durante a realização da aula.





** Procedimentos:  
Primeiro os alunos foram questionado a respeito da doença, se já ouviram falar, o que eles sabiam sobre, para dar voz aos alunos. Em um segundo momento, após a discussão os alunos foram contextualizado a respeito do texto que iriam receber, mas não foi dito aos alunos qual o gênero textual. Ao receber o texto, discutimos sobre o layout do texto e os alunos descobriram que se tratava de uma notícia. O gênero textual foi explorado para que os alunos conseguissem identificar futuras notícias. Realizamos a leitura através de estratégias de leitura (skimming, scanning). Após a discussão sobre o texto passamos para a atividade, onde os alunos foram instruídos a retirar as informações do texto. A atividade foi realizada em grupo de três e os bolsistas os auxiliavam em caso de dúvidas.



(II) Aula II


EEEM Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas: Magna Rafaela e Giuseppe Andrew
Dia: 03/09/2014
Tema: gênero Cartilha
Ano: 3º ano noite


Objetivos específicos
Conteúdos
Recursos didáticos
Procedimentos
Metodológicos.
Avaliação
·         Discutir sobre o gênero cartilha.
·         Identificar as partes que constituem este gênero.
·         Expressar opiniões a respeito da importância que tem esse gênero.
·         O uso da cartilha em nosso meio social.
·         Quadro branco.
·         Lápis de quadro
·         Cartilha
***
Avaliação foi pautada na discussão dos alunos e no reconhecimento de informações encontradas no texto.
Obj geral: Conhecer o gênero cartilha.

***
Procedimentos:
- Para ativar o conhecimento prévio dos alunos foram distribuídas algumas cartilhas entre os alunos. Perguntas foram feitas aos alunos, como: O que você possuem na mão? Quem escreve este gênero? É uma notícia? Qual a função deste texto?
- Após a discussão sobre o gênero, foi colocada no quadro a palavra referente à cartilha em inglês (booklet). Onde juntos (bolsista e alunos) pronunciaram a palavra.
- Depois de toda a discussão foi entregue entre os alunos dois textos: Um em inglês e outro em português, ambos os textos traziam informações sobre o gênero que estava sendo trabalhado. Os alunos trabalharam em grupo. Eles tinham que retirar as informações do que é uma cartilha, para que serve e com qual função, tudo isso para ver se o que eles falaram correspondia ao texto. O texto levado em português foi para comparar se o mesmo gênero textual é visto da mesma forma por ambas as línguas. 

(III) Aula III


EEEM Padre Hildon Bandeira

PIBID-INGLÊS
Bolsistas: Magna Rafaela e Giuseppe Andrew
Dia: 17/09/2014
Tema: Doenças/ medicina alternativa
 Ano: 3º ano noite

Objetivos específicos
Conteúdos
Recursos didáticos
Procedimentos
Metodológicos.
Avaliação
·         identificar sintomas e prevenção relacionados a meningite, hepatite e conjuntivite.
·         Expressar opiniões sobre as doenças.
·         Vocabulário específico:  Disease, illness, sickness, symptoms,   causes, description

·         Quadro branco.
·         Lápis de quadro
·         Texto impresso
***
Avaliação pautada na participação dos alunos e nas respostas elaboradas por eles.
Obj geral: Conhecer doenças, suas características e como prevenir-se/tratar-se.

**Procedimentos:
Esta aula foi ministrada com o intuito de relembrar os alunos o que já havíamos visto para ajudá-los na elaboração do produto final: cartilha. Sendo assim, os alunos foram divididos em grupos de três, os textos foram entregues. Cada grupo possuía um texto referente a uma doença. Os alunos tinham que identificar qual era doença, a descrição da doença, assim como os  sintomas e prevenção.

Depois disto, cada grupo apresentou sua doença expondo todos esses pontos já citados.


(IV) Aula IV PLANO DE AULA – 08/10/2014

EEEM Padre Hildon Bandeira
Turma: 3º Ano noite
Tema: Doenças
Bolsistas: Felipe Novaes
Objetivo geral: Conhecer doenças, suas características e como prevenir-se/tratar-se.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos
Recursos didáticos
Avaliação
·         Ler para identificar sintomas relacionados a AIDS, Ebola, câncer de pele
·         Elaborar um quadro resumitivo sobre as doenças em foco.

● vocabulário relacionado ao campo semântico de doenças: Disease, illness, sickness, symptoms,   causes, description


● **

● texto descritivo sobre AIDS, Ebola E Câncer De Pele
 Quadro 
● Pincel para quadro.
● Cola
● grau de informatividade no quadro  resumitivo elaborado

** Procedimentos:
● Ativação do conhecimento prévio sobre as doenças apresentadas aos alunos nas aulas anterior: AIDS, ebola, etc.
 Utilização do conhecimento de mundo dos alunos para revisar as características/estrutura da cartilha (descrição da doença, formas de prevenção, formas de contágio, sintomas e tratamentos).
● Explicação dos termos disease, illness e sickness. Diferenciado-os, apresentando exemplos de seus usos e enfatizando a relação das 3 palavras com doenças.
● Exemplo da atividade utilizando Diarrhea: Description: three or more liquid stools per day; Prevention: by improved sanitation, clean drinking water, and hand washing; Causes: is an infection of the intestines due to virus, bacteria, or parasite; Symptoms: loose liquid, liquid stool, dysentery, dehydration; Treatment:  replacing lost fluid and salts is the only treatment needed. Ou exemplo a partir de uma doença dita por algum aluno.
● Realização da atividade: Dividir a sala em 3 grupos. Cada grupo receberá uma cartilha (fora da sua ordem) referente a uma determinada doença. Assim, os grupos terão que organizar o texto de forma coerente além de descobrir o nome da doença. (1-descrição da doença, 2-prevenção, 3-formas de contágio, 4-sintomas, 5-tratamento). Os bolsistas Giuseppe e Magna irão ajudar na realização da atividade.

● Após a realização do exercício e sua correção, todos receberão uma folha contendo os 3 textos da atividade anterior. Em seguida, cada grupo terá que apresentar as principais informações referentes à sua doença aos demais, abordando as informações mais relevantes presentes em cada texto.






(V) Aula V



EEEM Padre Hildon Bandeira
PIBID-INGLÊS
Bolsistas: Magna Rafaela, Giuseppe Andrew, Felipe Adunbi
Dia: 19/11/2014 - 03/12/2014
Tema: Cartilha
Ano: 3º ano noite


Obj geral: Elaborar uma cartilha.


Objetivos específicos
Conteúdos
Recursos didáticos
Procedimentos
Metodológicos.
Avaliação
     ·    Identificar informações importantes que devem constar na cartilha.
         Criar sua própria cartilha tendo em vista o que já foi estudado
        Vocabulário específico:  Disease, illness, sickness, symptoms,   causes, description

·         Quadro branco, lápis, giz de cera, imagens, cartilha, papel verge.

***
Avaliação pautada na participação dos alunos e nas respostas elaboradas por eles.

Obj geral: Criar uma cartilha

**Procedimentos:
- Os alunos se dividiram em dois grupos. Cada grupo irá ficar responsável por duas doenças distintas. Um grupo fica com a dengue e outro com o câncer.
- Os alunos recebem uma cartilha para que possa guiar-se por ela na criação da sua. Os alunos também recebem várias imagens. Com estas imagens os alunos devem colocá-las no lugar certo para completar o texto que está escrito no quadro referente à doença que cada um irá criar a sua cartilha.
- Após esta etapa, os alunos recebem a instrução de que podem criar sua cartilha. Eles não devem transpor todo o texto para a produção e sim o que já vinha sendo feito em sala: retirar a descrição da doença, sintomas, prevenção, etc.
- Os alunos devem utilizar giz de cera ou qualquer outro tipo de lápis para deixar a cartilha ilustrativa e atrativa.
* No dia 03/12/2014 houve a continuação da criação da cartilha pois apenas uma aula não foi suficiente para os alunos.

 



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