TEMA: Reconhecendo o vocabulário dos alimentos.
OBJETIVO GERAL:Ampliar o vocabulário em língua inglesa referente
aos alimentos e conscientizar-se sobre uma alimentação saudável.
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Reconhecer
os alimentos na língua inglesa;
Identificar
quais alimentos são considerados saudáveis e quais não são considerados
saudáveis;
|
Vocabulário:
Pineapple
Bananas
Lettuce
Apple
Strawberry
Watermelon
Orange
Pear
Tomato
Hamburger
Pizza
Coke
Crisps
Popcorn
Pepsi
Fried Chicken
Pasta
Ice cream
Bean
|
O professor começa
a aula perguntando sobre quais comidas os alunos gostam mais de comer. Assim
que os alunos forem respondendo, o professor pode colocar os nomes em
português no quadro e perguntar se todos os alimentos que eles falaram podem
ser considerados saudáveis. Depois explica que eles vão participar de uma
dinâmica chamada “Let’sgotothesupermarket”
e que para isso eles precisam aprender como fazer pedidos como “I’d like...,
please” (o professor explica como se).
Depois disso, o
professordeverá criar um cenário onde a turma possa agir como se estivesse em
um mercado. Duas pessoas serão os atendentes e as outras serão os clientes.
De um lado, um dos atendentes ficará responsável pela venda de alimentos saudáveis
(frutas, verduras); do outro lado, o outro atendente ficará responsável pela
venda dos produtos não tão saudáveis. Os alunos/clientes serão divididos em 6
grupos, e cada grupo terá a oportunidade de fazer uma compra de 10 alimentos.
Os alimentos estarão na forma de fotos com os seus respectivos nomes em
inglês, sem sua tradução. Cada alimento possui um determinado ponto, porém o
professor não revelará seu valor, pois este será o critério para a vitória do
grupo no qual “comprar” mais alimentos saudáveis. O professor demonstra a linguagem usada para fazer a compra : I’d
like crisps, please! I’d like a pizza, please!
Assim que todos os
grupos tiverem feito suas compras, o professor revelará a pontuação dos
seguintes alimentos e trabalhará a pronúncia dos mesmos, fazendo com que os
alunos aprendam o vocabulário dos alimentos, além de favorecer sua
conscientização para uma alimentação saudável.
Após revisar a pronúncia dos alimentos,
selecionar alguns e perguntar seus nomes em inglês para avaliar o aprendizado
dos alunos.
|
Fotos pequenas dos alimentos e seus respectivos
nomes em inglês.
|
Os alunos serão capazes de reconhecer os
alimentos na língua inglesa e identificar os alimentos que permitem ter uma
alimentação saudável.
|
TEMA: Apresentações: Direções.
OBJETIVO GERAL: Adquirir conhecimentos sobre como
dar informação de localização na língua inglesa.
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
1.
Conhecer vocab. referente a direções/sentido;
2.
Interagir com falantes de língua inglesa sobre
localidade.
|
|
O professor pergunta aos alunos como eles
ensinariam a alguém, mesmo em português a pegar um ônibus para o centro da
cidade a partir do local onde ele está no momento. Se possível com auxílio de
um mapa ou desenho no quadro.
Agora o professor pede para um voluntário
explicar como ficaria em inglês a mesma instrução.
A partir da explicação dos alunos, o professor
escreve as palavras ou frases que constituirão a explicação mais detalhada no
quadro.
Turn right, turn left, on
corner, go ahead, get a bus or catch a bus....
O professor escreve as possíveis perguntas que
podem ser utilizadas pelo falante em inglês, ex.: could you give me some
information, please?
Em seguida pede para os alunos repetirem todas as
orações.
|
Piloto ou giz;
Quadro;
Mapa ou desenho de rua(s)/avenida(s);
|
Todos os alunos serão capazes orientar falantes
da língua inglesa locomover-se nas áreas de seu conhecimento.
|
TEMA: Fazendo compras em ingles.
OBJETIVO GERAL: Adquirir conhecimentos em língua inglesasobre
expressões utilizáveis na realização de compras.
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Reconhecer
peças de roupas na língua inglesa;
Expressar
preferências tamanho, cor, etc., em inglês.
|
Vocabularies:
Pants/trousers
Overalls
Skirt
jeans
Dress
Sweater
Socks
Shoes
t-short
high hells
coat
underpants
|
O professor começa
a aula perguntando se os alunos costumam fazer compras (não necessariamente
de roupas), se gostam e se gastam muito tempo ou dinheiro com isso.
O professor pergunta se os estudantes
costumam comprar pela internet ou preferem ir pessoalmente a uma loja,
durante estas perguntas o professor pode fazer referência em inglês às frases
utilizadas aproveitando os links fornecido pelos alunos, ex.; when wasthelast
time you went shopping? do you compare prices before? and do youpay it in
cash?
O professor
explica que a tarefa agora é tentar comprar algumas roupas e pergunta o nome
em inglês de alguma peça que ele ou a classe esteja usando (calça, saia, camisa
etc.) e introduz a frase: “I need some new clothes to go out tonight. Can you (the seller) help me?” “I’d like to buy..., please”. “What’s the
size?”. “We have it in black, blue and yellow, what is your favourite colour?”
Or,”what are the
things you like?”
Depois disso, o
professor sugere que os alunos em duplas tentem fazer oralmente o uso das
sentenças apresentadas simulando uma compra. As frases devem estar disponível
no quadro ou em handouts.
|
Piloto
Lousa.
|
Os alunos serão capazes tanto de reconhecer peças
de roupas em inglêscomo também fazer compras destas e de itens relacionados.
|
TEMA: Apresentações: Reconhecendo o vocabulário dos
alimentos.
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Reconhecer
os alimentos na língua inglesa;
Identificar
quais alimentos são considerados saudáveis e não saudáveis;
Utilizar o nome dos alimentos.
Selecionar os alimentosperecíveis e não perecíveis.
|
Vocabulário:
Grains:
Fruits:
Vegetables:
Meat:
Soft drinks:
Pasta:
|
O professor divide os alunos em quatro grupos de cinco.
O professor pergunta aos alunos quais desses alimentos fazem parte da
rotina de refeições deles e aqui em nossa região, em que horário é mais comum
consumirmos esses alimentos.
O professor pede para os grupos montarem um cardápio semanal com base
no que eles comem diariamente no café da manhã, almoço, lanches e jantar e
colocar os alimentos em suas classificações na pirâmide alimentar. (Poderão ser construído apenas dois
cardápios e utilizá-los alternadamente).
O professor disponibiliza o nome em inglês dos dias da semana,
alimentos e horário de alimentação.
O professor pergunta quais são saudáveis e quais não, e explica os
benefícios dos alimentos saudáveis.
|
Quadro do cardápio; giz; lápiz;caneta; caderno.
|
Os alunos serão capazes de reconhecer os alimentos e suas
classificações na língua inglesa e identificar os alimentos que permitem ter
uma alimentação saudável.
|
Anexos.











Sunday
|
Monday
|
Tuesday
|
Wednesday
|
Thursday
|
Friday
|
Saturday
|
Feeding
Schedule
|
Breakfast
|
|||||||
Snack
|
|||||||
Lunch
|
|||||||
Snack
|
|||||||
Dinner
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário