sábado, 6 de dezembro de 2014

Plano de Aula - INTERNET: um olhar visionário

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO OLIVINA OLÍVIA
Bolsistas: Ana Beatriz de Albuquerque e Mariane Maia
Turma: 1 ano G (tarde)


Tema: INTERNET: um olhar visionário

Objetivo geral: Tornar-se capaz de interpretar um texto usando das táticas e estratégias do inglês instrumental.

Objetivo específico: Ser capaz de encontrar informações importantes em um texto em inglês (a partir do layout, ilustração, palavras com letras maiúsculas, números, título, cognatos) a fim de responder questões envolvendo interpretação de texto, pronome possessivo e plural.

Conteúdo: Cognatos, estrangeirismo(inglês) no português, interpretação de texto, pronome possessivo e plural.

Recursos didáticos: Quadro, lápis de quadro, livro didático (para cada aluno).


Procedimentos metodológicos:
O professor trabalhará com as táticas (skimming e scanning) e estratégias (palavras cognatas, repetidas e informações não verbais) do inglês instrumental.
Ele começará interpretando o texto a partir das informações não verbais (no caso desse texto, layout, ilustração, palavras com letras maiúsculas, números e título do texto) e mostrando porque elas são importantes para a construção de significado do texto.

Palavras com letra maiúscula e números:

  • §  American;
  • §  Joseph Licklider;
  • §  1960 – 29 years;
  • §  Lick; 1965;
  • §  his 1959 book;
  • §  Libraries of the Future;
  • §  died at age 75 in 1990;
  • §  before Wikipedia, eBay, Facebook and TimesOnline.


Título (palavras cognatas):

The American visionary who predicted the internet (trabalhar com os cognatos)
Após essa breve introdução sobre o que o texto fala, os alunos farão uma leitura superficial (skimming) com o objetivo de identificar palavras repetidas, cognatos, palavras que vem do estrangeirismo e, a partir disso, o assunto do texto.

Palavras repetidas ou temas que se repetem:

§  internet; computer; web; network; wide-band (banda larga); system;
§  Wikipedia; eBay; Facebook; TimesOnline

Cognatos:

  • §  American;
  • §  visionary;
  • §  predicted
  • §  internet;
  • §  computer scientist and psychologist;
  • §  centers;
  • §  connected
  • §  communication lines;
  • §  use;
  • §  system to access;
  • §  industrial, government and professional information;
  • §  education;
  • §  Libraries of the Future;
  • §  modest;


   Estrangeirismo:

  • §  network;
  • §  news;
  • §  Wikipedia, eBay, Facebook and TimesOnline.


Após encontrados os cognatos, o professor fará no quadro uma tabela com significados dos mesmos.
O professor então iniciará a atividade do livro, respondendo as questões 1, 2 e 3 com os dados que já foram colhidos do texto a partir das estratégias usadas e a partir de uma segunda leitura com finalidade de encontrar a informação específica pedida (scanning).


Avaliação: Será feita a partir da participação dos alunos durante a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário