ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO OLIVINA OLÍVIA
Bolsistas: Ana Beatriz de Albuquerque e Mariane Maia
Turma: 1 ano G (tarde)
Tema: INTERNET: um olhar visionário
Objetivo
geral: Tornar-se capaz de interpretar um texto usando das
táticas e estratégias do inglês instrumental.
Objetivo
específico: Ser capaz de encontrar informações
importantes em um texto em inglês (a partir do layout, ilustração, palavras com letras maiúsculas, números, título,
cognatos) a fim de responder questões envolvendo interpretação de texto,
pronome possessivo e plural.
Conteúdo:
Cognatos, estrangeirismo(inglês) no português, interpretação de texto, pronome
possessivo e plural.
Recursos
didáticos: Quadro, lápis de quadro, livro didático (para cada
aluno).
Procedimentos
metodológicos:
O professor trabalhará
com as táticas (skimming e scanning) e estratégias (palavras cognatas,
repetidas e informações não verbais) do inglês instrumental.
Ele começará
interpretando o texto a partir das informações não verbais (no caso desse
texto, layout, ilustração, palavras
com letras maiúsculas, números e título do texto) e mostrando porque elas são
importantes para a construção de significado do texto.
Palavras com letra
maiúscula e números:
- § American;
- § Joseph Licklider;
- § 1960 – 29 years;
- § Lick; 1965;
- § his 1959 book;
- § Libraries of the Future;
- § died at age 75 in 1990;
- § before Wikipedia, eBay, Facebook and TimesOnline.
Título (palavras
cognatas):
The American visionary
who predicted the internet (trabalhar com os cognatos)
Após essa breve
introdução sobre o que o texto fala, os alunos farão uma leitura superficial
(skimming) com o objetivo de identificar palavras repetidas, cognatos, palavras
que vem do estrangeirismo e, a partir disso, o assunto do texto.
Palavras repetidas ou
temas que se repetem:
§ internet; computer; web; network; wide-band (banda
larga); system;
§ Wikipedia; eBay; Facebook; TimesOnline
Cognatos:
- § American;
- § visionary;
- § predicted
- § internet;
- § computer scientist and psychologist;
- § centers;
- § connected
- § communication lines;
- § use;
- § system to access;
- § industrial, government and professional information;
- § education;
- § Libraries of the Future;
- § modest;
Estrangeirismo:
- § network;
- § news;
- § Wikipedia, eBay, Facebook and TimesOnline.
Após encontrados os
cognatos, o professor fará no quadro uma tabela com significados dos mesmos.
O professor então
iniciará a atividade do livro, respondendo as questões 1, 2 e 3 com os dados
que já foram colhidos do texto a partir das estratégias usadas e a partir de
uma segunda leitura com finalidade de encontrar a informação específica pedida
(scanning).
Avaliação:
Será feita a partir da participação dos alunos durante a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário