Eixo: Letramentos e Tecnologias Educacionais
O Uso de
Redes Sociais na Formação Inicial de Professores de
Inglês: Fortalecendo Processos Pedagógicos Colaborativos.
Angélica Araújo de Melo MAIA
Janine dos Santos ROLIM
Geisa Siqueira Barreto RIBEIRO
Universidade Federal da Paraíba
Uma das metas do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é proporcionar a estudantes universitários
em cursos de formação de professores a possibilidade de iniciar um processo de
prática supervisionada de ensino em escolas locais de educação básica. Ao mesmo
tempo, os alunos/professores participam de sessões presenciais e virtuais de
natureza colaborativa e reflexiva, destinadas a motivá-los a analisar a sua
experiência de ensino, estimulando um processo gradual de formação da
identidade profissional de base construtivista. Entre as ferramentas pedagógicas
utilizadas para promover a construção de identidades dos professores, o uso de
redes sociais aparece como um valioso recurso na atualidade, particularmente o
uso do Facebook. Nessas
circunstâncias, este trabalho descreve o uso do Facebook no escopo do subprojeto PIBID na área da formação de
professores de língua inglesa da Universidade Federal da Paraíba. A partir da
observação de interações que ocorreram durante um período de um mês no contexto
de um grupo fechado no Facebook,
composto por um professor universitário (coordenador do projeto), um supervisor
de escola (professor em exercício) e cinco alunos/professores em formação,
analisamos os principais tipos de interações identificadas, os temas mais
recorrentes, os objetivos das interações e os tipos de conhecimento
profissional que foram construídos na comunidade de prática estabelecida
através do uso da rede social. A pesquisa apóia-se no referencial teórico de
Rheingold (2012) sobre novos letramentos. Dessa maneira, mapeamos as
informações coletadas nas postagens analisadas, classificando-as de acordo com
os tipos de letramentos ou habilidades profissionais a que se relacionavam,
conforme proposto no referencial teórico adotado: habilidades relacionadas à
atenção, habilidades relacionadas à participação, habilidades relacionadas à
colaboração, o consumo crítico de informação e a expertise em relação ao
trabalho em redes (network smart).
Nosso objetivo final é refletir sobre o potencial do uso das redes sociais para
o desenvolvimento de um processo de formação docente abrangente, colaborativo,
inovador, multimodal e dinâmico.
Palavras-chave: Formação de professores;
língua inglesa; tecnologia; redes sociais.
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