sábado, 13 de dezembro de 2014

Comunicação oral ENALIC _O Uso de Redes Sociais na Formação Inicial de Professores de Inglês

Eixo: Letramentos e Tecnologias Educacionais


O Uso de Redes Sociais na Formação Inicial de Professores de Inglês: Fortalecendo Processos Pedagógicos Colaborativos.




Angélica Araújo de Melo MAIA
Janine dos Santos ROLIM
Geisa Siqueira Barreto RIBEIRO

Universidade Federal da Paraíba


Uma das metas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é proporcionar a estudantes universitários em cursos de formação de professores a possibilidade de iniciar um processo de prática supervisionada de ensino em escolas locais de educação básica. Ao mesmo tempo, os alunos/professores participam de sessões presenciais e virtuais de natureza colaborativa e reflexiva, destinadas a motivá-los a analisar a sua experiência de ensino, estimulando um processo gradual de formação da identidade profissional de base construtivista. Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas para promover a construção de identidades dos professores, o uso de redes sociais aparece como um valioso recurso na atualidade, particularmente o uso do Facebook. Nessas circunstâncias, este trabalho descreve o uso do Facebook no escopo do subprojeto PIBID na área da formação de professores de língua inglesa da Universidade Federal da Paraíba. A partir da observação de interações que ocorreram durante um período de um mês no contexto de um grupo fechado no Facebook, composto por um professor universitário (coordenador do projeto), um supervisor de escola (professor em exercício) e cinco alunos/professores em formação, analisamos os principais tipos de interações identificadas, os temas mais recorrentes, os objetivos das interações e os tipos de conhecimento profissional que foram construídos na comunidade de prática estabelecida através do uso da rede social. A pesquisa apóia-se no referencial teórico de Rheingold (2012) sobre novos letramentos. Dessa maneira, mapeamos as informações coletadas nas postagens analisadas, classificando-as de acordo com os tipos de letramentos ou habilidades profissionais a que se relacionavam, conforme proposto no referencial teórico adotado: habilidades relacionadas à atenção, habilidades relacionadas à participação, habilidades relacionadas à colaboração, o consumo crítico de informação e a expertise em relação ao trabalho em redes (network smart). Nosso objetivo final é refletir sobre o potencial do uso das redes sociais para o desenvolvimento de um processo de formação docente abrangente, colaborativo, inovador, multimodal e dinâmico.

Palavras-chave: Formação de professores; língua inglesa; tecnologia; redes sociais.


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