Eixo:
Experiências formativas no PIBID
Alguns
desafios da relação bolsista/supervisor no âmbito do PIBID
Janaíne dos
Santos ROLIM
Universidade
Federal da Paraíba
No
PIBID, um aspecto importante é oportunizar
a iniciação de licenciados na prática docente escolar sob a supervisão de um
professor experiente que atua na escola e que vai acompanhar e orientar as
atividades do bolsista, juntamente com o coordenador do projeto, que atua no
âmbito da universidade. Nesse contexto, este pôster tem como objetivo relatar e
analisar a relação entre estagiário/bolsista e
professor/supervisor de uma escola de ensino médio participante do projeto em
João Pessoa – Paraíba, a partir da visão do supervisionado, durante os meses de
abril a junho de 2014. No decorrer do processo de formação de um estagiário/bolsista,
o mesmo deverá passar por algumas etapas antes do início da prática docente.
Essas etapas, que consistem na preparação do profissional, muitas vezes podem
ser frustrantes, pois é a primeira vez que o licenciando entra na sala de aula.
Além da responsabilidade de ficar pela primeira vez frente a frente com uma
turma, que varia entre vinte e quarenta alunos no Brasil, o estagiário tem que
realizar suas aulas na presença de um professor/supervisor que ele não conhece
muito bem, e busca atender às expectativas desse supervisor, o que nem sempre é
possível. Nesse ponto, a relação entre estagiário/bolsista e professor/supervisor
é muito importante, sendo necessário que se desenvolva um bom processo de
comunicação entre o bolsista e o professor com vistas a uma relação de supervisão
respeitosa e amigável (WALLACE, 1991). A partir dessas observações e com a
intenção de mostrar os desafios vivenciados no decorrer do trabalho
supervisionado, decidi apresentar alguns pontos dessa prática que visa informar
sobre alguns aspectos desse tipo de relação. Tomei como base os meus diários
reflexivos ao longo desses três meses, elaborados a partir da minha visão como
bolsista, considerando os trechos que tratam da relação de supervisão com o
professor de inglês da escola. Acredito que a discussão desses aspectos permitirá
um avanço na qualidade do processo de supervisão desenvolvido, contribuindo
para que a atuação tanto do bolsista como do supervisor se dê numa perspectiva
de colaboração e de crescimento mútuo no desenvolvimento profissional.
Palavras
Chave: PIBID; Relação bolsista/supervisor; Relato de
experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário