domingo, 7 de dezembro de 2014

Resumo ENALIC - Alguns desafios da relação bolsista/supervisor no âmbito do PIBID

Eixo: Experiências formativas no PIBID

Alguns desafios da relação bolsista/supervisor no âmbito do PIBID

Janaíne dos Santos ROLIM
Universidade Federal da Paraíba

No PIBID, um aspecto importante é oportunizar a iniciação de licenciados na prática docente escolar sob a supervisão de um professor experiente que atua na escola e que vai acompanhar e orientar as atividades do bolsista, juntamente com o coordenador do projeto, que atua no âmbito da universidade. Nesse contexto, este pôster tem como objetivo relatar e analisar a relação entre estagiário/bolsista e professor/supervisor de uma escola de ensino médio participante do projeto em João Pessoa – Paraíba, a partir da visão do supervisionado, durante os meses de abril a junho de 2014. No decorrer do processo de formação de um estagiário/bolsista, o mesmo deverá passar por algumas etapas antes do início da prática docente. Essas etapas, que consistem na preparação do profissional, muitas vezes podem ser frustrantes, pois é a primeira vez que o licenciando entra na sala de aula. Além da responsabilidade de ficar pela primeira vez frente a frente com uma turma, que varia entre vinte e quarenta alunos no Brasil, o estagiário tem que realizar suas aulas na presença de um professor/supervisor que ele não conhece muito bem, e busca atender às expectativas desse supervisor, o que nem sempre é possível. Nesse ponto, a relação entre estagiário/bolsista e professor/supervisor é muito importante, sendo necessário que se desenvolva um bom processo de comunicação entre o bolsista e o professor com vistas a uma relação de supervisão respeitosa e amigável (WALLACE, 1991). A partir dessas observações e com a intenção de mostrar os desafios vivenciados no decorrer do trabalho supervisionado, decidi apresentar alguns pontos dessa prática que visa informar sobre alguns aspectos desse tipo de relação. Tomei como base os meus diários reflexivos ao longo desses três meses, elaborados a partir da minha visão como bolsista, considerando os trechos que tratam da relação de supervisão com o professor de inglês da escola. Acredito que a discussão desses aspectos permitirá um avanço na qualidade do processo de supervisão desenvolvido, contribuindo para que a atuação tanto do bolsista como do supervisor se dê numa perspectiva de colaboração e de crescimento mútuo no desenvolvimento profissional.

Palavras Chave: PIBID; Relação bolsista/supervisor; Relato de experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário