domingo, 7 de dezembro de 2014

Oficina 17- Bullying

UFPB- PIBID – Letras- Inglês- PLANO DE AULA  17
TEMA: Educação
OBJETIVO GERAL:Ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos, trabalhando práticas de escuta e leitura e Levar os alunos a compreender a importância de uma educação que respeite os alunos como indivíduos e busque desenvolver o senso crítico, trabalhando o gênero “letra de música”.
Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
Ativar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da música em questão, e iniciar a discussão.

    Praticar o listening e speaking e writing











Tornar a aula mais interativa; incentivar a participação dos estudantes;
 - Interpretar a letra da música




Praticar o listening e speaking






Tornar a aula mais interativa; incentivar a participação dos estudantes; Interpretar a letra da música





Promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos;

Refletir sobre o tema da música com o foco no cotidiano escolar dos alunos






Música em língua inglesa e vocabulário específico.


Vocabulário referente a escola





Para apresentar a atividade, o professor deve perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na banda Pink Floyd (comentar que ela é uma banda inglesa bastante conhecida e importante no rock) e na música utilizada na atividade. Caso alguns alunos conheçam, o professor pergunta sobre o que é a música, gerando uma discussão

 

Na primeira questão os alunos terão de ouvir ao trecho da música “AnotherBrick in the Wall (Part2) - Pink Floyd” e completar as palavras que faltam. Os campos em branco terão de ser preenchidos a partir das palavras encontradas na caixa no início da questão.

 

Após o warmup, o professor explica a atividade. Antes de começar a música, o professor deve pronunciar as palavras e pedir para que todos os alunos as repitam. Depois, ele deve tocar as músicas pelo menos duas vezes, sendo que antes de tocar a segunda vez, pede que os alunos comparem suas respostas. Enquanto ela está tocando, o professor passa pelas cadeiras para verificar se os alunos estão conseguindo completar a atividade.

 

Após todos preencherem, o professor confere as respostas com a turma, pedindo para que os alunos respondam oralmente. Caso haja tempo, sugerir diferentes voluntários para escrever as respostas no quadro.

 

 

Em seguida, o professor RECOLHE A ATIVIDADE FEITA E ENTREGA O HANDOUT 2 aos alunos, explicando que escutarão a música novamente agora para outra atividade.

 

 

O professor se refere ao trecho da música no ex. 1 do livro (Handout 2) , explica a expressão “your bag”  e discute com os alunos a pergunta 1. Depois lê com os alunos as estrofes da música e pede que eles repitam, em seguida passa a música para que os alunos coloquem os versos na ordem correta. Ele deve tocar as músicas pelo menos duas vezes, sendo que antes de tocar a segunda vez, pede que os alunos comparem suas respostas. Enquanto ela está tocando, o professor passa pelas cadeiras para verificar se os alunos estão conseguindo completar a atividade.

 

 

Após o término do exercício, o professor, então, com a ajuda dos alunos, tenta interpretar a música, verso por verso. Entretanto, antes, deve lembrar-se de sempre perguntar aos alunos quais palavras eles conhecem e o que elas significam na sentença. O professor deve focar nas palavras utilizadas pelo exercício, visto que são as palavras-chave da música, e perguntar o que cada verso exprime para eles. Após a interpretação dos versos, Por último o professor explica a questão 2 do handout e ajuda os alunos para que eles completem a frase.

 

Por fim, quando terminarem de escrever, pede para os alunos se exporem, provocando uma discussão final com as diferentes opiniões apresentadas em sala.Portanto, o professor faz aos alunos perguntas baseadas na música: se eles acham o ensino da escola muito rígido (neste momento, pode lembrá-los a educação no século passado, quando existia a palmatória e toda a rigidez); se eles se sentem presos ao que estudam na escola, e o que eles gostariam de estudar nela; se os estudantes se sentem oprimidos por certos professores; se eles acham que os professores acreditam no potencial deles, ou se elesacreditam que os alunos serão só mais uma pessoa no mundo...

IF time: O professor aponta o exercício 3, e segue as instruções, fazendo o exercício de listening com os alunos e construindo o sentido do texto com os alunos.  (handout 2)



Lápis, piloto, quadro, folhas com o exercício, CD com a música, som.




































Folha com as questões a serem trabalhadas; lápis de quadro; CD Alive


Observação da participação dos alunos no debate sobre a música e na execução do exercício proposto.


































Os alunos serão aptos a expressarem suas opiniões à respeito de questões presentes na sociedade na língua inglesa. 






.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – PIBID –
SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS
EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 17 – SD BULLYING – ESCOLA CHICO XAVIER

1.              Listen to the song “Another Brick In The Wall (part II)” and fill in the blanks with the words in the box:

     Control – Kids – Classroom – Education – Teachers – Sarcasm


Another Brick In The Wall (part II)

We don't need no ___________
We don't need no thought ____________
No dark ______________ in the _______________
___________ leave the kids alone
Hey! Teacher! Leave us ________ alone!
All in all, it's just another brick in the wall
All in all, you're just another brick in the wall

 

1)       Você concorda ou discorda com o que a música diz? Exponha sua opinião.

________________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 


FOLHA DE RESPOSTA PARA O PROFESSOR

Another Brick In The Wall (part II)


2x
Wedon'tneed no education
Wedon'tneed no thoughtcontrol
No darksarcasmin the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teacher! Leave us kids alone!
All in all, it's just another brick in the wall
All in all, you're just another brick in the wall

"Wrong, do it again!"
"Wrong, do it again!"
"If you don't eat yer meat, you can't have any pudding
How can you have any pudding if you don't eat yer meat?"
"You! Yes, youbehindthebikesheds, stand still, lady!"

Kids, Classroom, Education, Control, Teachers, Sarcasm






Nenhum comentário:

Postar um comentário