UFPB-
PIBID – Letras- Inglês- PLANO DE AULA 17
TEMA: Educação
OBJETIVO GERAL:Ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos,
trabalhando práticas de escuta e leitura e Levar os alunos a compreender a
importância de uma educação que respeite os alunos como indivíduos e busque
desenvolver o senso crítico, trabalhando o gênero “letra de música”.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
Ativar os conhecimentos prévios dos alunos
a respeito da música em questão, e iniciar a discussão.
Praticar
o listening e speaking e writing
Tornar a aula mais
interativa; incentivar a participação dos estudantes;
- Interpretar a letra da música
Praticar o listening e speaking
Tornar a aula mais interativa;
incentivar a participação dos estudantes; Interpretar a letra da música
Promover o
desenvolvimento do senso crítico dos alunos;
Refletir sobre o tema
da música com o foco no cotidiano escolar dos alunos
|
Música em língua inglesa e vocabulário
específico.
Vocabulário referente a escola
|
Para apresentar a atividade, o
professor deve perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na banda Pink
Floyd (comentar que ela é uma banda inglesa bastante conhecida e importante
no rock) e na música utilizada na atividade. Caso alguns alunos conheçam, o
professor pergunta sobre o que é a música, gerando uma discussão
Na primeira questão os alunos terão
de ouvir ao trecho da música “AnotherBrick in the Wall (Part2) - Pink Floyd”
e completar as palavras que faltam. Os campos em branco terão de ser
preenchidos a partir das palavras encontradas na caixa no início da questão.
Após o warmup, o professor explica a
atividade. Antes de começar a música, o professor deve pronunciar as palavras
e pedir para que todos os alunos as repitam. Depois, ele deve tocar as
músicas pelo menos duas vezes, sendo que antes de tocar a segunda vez, pede que os alunos comparem
suas respostas. Enquanto
ela está tocando, o professor passa pelas cadeiras para verificar se os
alunos estão conseguindo completar a atividade.
Após todos preencherem, o professor
confere as respostas com a turma, pedindo para que os alunos respondam
oralmente. Caso haja tempo, sugerir diferentes voluntários para escrever as
respostas no quadro.
Em
seguida, o professor RECOLHE A ATIVIDADE FEITA E ENTREGA O HANDOUT 2 aos
alunos, explicando que escutarão a música novamente agora para outra
atividade.
O professor se refere ao trecho da
música no ex. 1 do livro (Handout 2) , explica a expressão “your bag” e discute com os alunos a pergunta 1.
Depois lê com os alunos as estrofes da música e pede que eles repitam, em
seguida passa a música para que os alunos coloquem os versos na ordem
correta. Ele deve tocar as músicas pelo menos duas vezes, sendo que antes de
tocar a segunda vez, pede que os alunos comparem suas respostas. Enquanto ela
está tocando, o professor passa pelas cadeiras para verificar se os alunos
estão conseguindo completar a atividade.
Após o término do exercício, o
professor, então, com
a ajuda dos alunos, tenta
interpretar a música, verso por verso. Entretanto, antes, deve lembrar-se de sempre
perguntar aos alunos quais
palavras eles conhecem e o que elas significam na sentença. O professor deve
focar nas palavras utilizadas pelo exercício, visto que são as palavras-chave
da música, e perguntar o que cada verso exprime para eles. Após a
interpretação dos versos, Por último o professor explica a questão 2 do
handout e ajuda os alunos para que eles completem a frase.
Por fim, quando terminarem de
escrever, pede para os alunos se exporem, provocando uma discussão final com
as diferentes opiniões apresentadas em sala.Portanto,
o professor faz aos alunos perguntas baseadas na música: se eles acham o
ensino da escola muito rígido (neste momento, pode lembrá-los a educação no
século passado, quando existia a palmatória e toda a rigidez); se eles se
sentem presos ao que estudam na escola, e o que eles gostariam de estudar
nela; se os estudantes se sentem oprimidos por certos professores; se eles
acham que os professores acreditam no potencial deles, ou se elesacreditam
que os alunos serão só mais uma pessoa no mundo...
IF time: O
professor aponta o exercício 3, e segue as instruções, fazendo o exercício de
listening com os alunos e construindo o sentido do texto com os alunos. (handout 2)
|
Lápis, piloto, quadro, folhas com o exercício, CD com a música, som.
Folha com as questões a serem trabalhadas; lápis
de quadro; CD Alive
|
Observação da participação dos alunos no debate sobre a música e na
execução do exercício proposto.
Os alunos serão aptos a
expressarem suas opiniões à respeito de questões presentes na sociedade na
língua inglesa.
.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – PIBID –
SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS
EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 17 – SD BULLYING – ESCOLA CHICO XAVIER
1.
Listen
to the song “Another Brick In The Wall (part II)” and fill in the blanks with
the words in the box:
Control – Kids – Classroom – Education –
Teachers – Sarcasm
Another
Brick In The Wall (part II)
|
FOLHA DE RESPOSTA PARA O PROFESSOR
Another Brick In The Wall (part II)
2x
Wedon'tneed no education
Wedon'tneed no thoughtcontrol
No darksarcasmin the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teacher! Leave us kids alone!
All in all, it's just another brick in the wall
All in all, you're just another brick in the wall
"Wrong, do it again!"
"Wrong, do it again!"
"If you don't eat yer meat, you can't have any pudding
How can you have any pudding if you don't eat yer meat?"
"You! Yes, youbehindthebikesheds, stand still, lady!"
Wedon'tneed no thoughtcontrol
No darksarcasmin the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teacher! Leave us kids alone!
All in all, it's just another brick in the wall
All in all, you're just another brick in the wall
"Wrong, do it again!"
"Wrong, do it again!"
"If you don't eat yer meat, you can't have any pudding
How can you have any pudding if you don't eat yer meat?"
"You! Yes, youbehindthebikesheds, stand still, lady!"
Kids, Classroom, Education, Control, Teachers, Sarcasm
Nenhum comentário:
Postar um comentário