Plano de aula
Tema: Clima
Bolsistas: João Francisco e Eduardo Oliveira
Série: 1º ano do Ensino médio
Objetivos:
Geral: Expressar e entender opiniões
sobre o clima em inglês.
Específicos: Usar o verbo to be para
descrever estado; perceber diversidade climática.
Conteúdo: vocabulário sobre sensações
climáticas, verbo to be.
Metodologia: Começaremos escrevendo no quadro a pergunta: How is the weather today?; a pergunta
vai ser escrita no quadro e o professor vai perguntar aos alunos se eles já
viram a palavra weather antes; após
confirmação ou negação o professor vai comentar que o clima pode parecer de
várias formas diferentes e pedir aos alunos para darem exemplos sobre
diferentes formas de o dia parecer para eles quanto ao clima ( frio, quente, chuvoso,
seco etc.) e a medida que as palavras forem sendo mencionadas o professor irá
reproduzi-las em inglês no quadro na forma de um mindmap com a palavra weather
no centro; após este estágio o professor vai citar lugares com climas variados
como o sul do Brasil, a floresta Amazônica e o sertão do Nordeste e baseado na
principal característica climática destes lugares ele irá alterar a pergunta
inicial da aula adicionando a palavra in para
criar perguntas específicas sobre o clima e junto com os alunos irá construir
perguntas e respostas sobre os lugares citados durante a aula por exemplo: How is the weather today in the South of Brazil? Today is cold.;
a última ação será a retomada da
pergunta inicial voltada para o clima local.
Recursos didáticos: Lousa; giz/ pincel
atômico
Avaliação: Construção de perguntas e
respostas sobre o clima
Sugestão: Utilizar o lyric video da música Let it go para falar de lugares onde o
clima é muito frio e introduzir vocabulário de inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário