domingo, 7 de dezembro de 2014

Oficina 19 - Halloween

PLANO DE AULA
TEMA: Halloween
OBJETIVO GERAL: Conhecer vocabulário e estruturas linguísticas através do engajamento discursivo com textos relacionados ao Halloween com foco no trabalho com o gênero música.

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação


Ativar o conhecimento prévio sobre o conteúdo da música e o gênero trabalhado




Aprofundar os conhecimentos de habilidade de escuta e fala e aumentar o vocabulário em inglês através do trabalho com a música





Halloween







Música Thriller





·         O professor ativa o conhecimento prévio dos alunos perguntando, se já conhecem a música ou o vídeo clip? Se conhecem o artista cantor da música?Depois pergunta também aos alunos qual a relação entre a música e a festa do Halloween? Qual estilo de música (rock, pop, rap, jazz...)? se alguma vez já participou de festa de Halloween?
·         Depois pergunta o que uma música tem de diferente em relação a outros gêneros de texto: é como um poema, tem ritmo, rima, versos, estrofes e tem geralmente um refrão
·         O professor treina a pronuncia, checa o significado das palavras que estão faltando no refrão e que estão no quadro da atividade; Em sequência pede aos alunos tentarem preencher a atividade 1 com as palavras do quadro e depois de terminado a atividade 1 tentarem fazer a atividade 2 relacionando 1ª coluna com a 2ª; Ambas atividades sem ouvir a música, o professor nessa etapa estipula um tempo para a tentativa.
·         Na segunda etapa, o professor passa a música no som, pedindo para que os alunos a identifiquem.
·         Depois pede para que os alunos comparem suas respostas e em seguida toca a música novamente.
·         O professor toca a música epede que os alunos identifiquem se acertaram e se não se corrijam. O professor pode repetir apenas o 1º e 2º refrães da música caso haja dúvidas dos alunos. Terminado as duas atividades o professor segue com a terceira atividade que é o terceiro refrão da música, onde pede que os alunos escutem e preencham as lacunas, professor pode repetir a música algumas vezes para que os alunos consigam terminar a atividade.
·         Depois dá atividade da música completada e chama a atenção sobre o sentido geral da música – sobre o medo, o terror, zumbis.
·         O professor finaliza a aula colocando a música para tocar e pede para os alunos, com a parte da letra já preenchida, canta junto à música.





Quadro, lápis se precisar







Handout 1 da atividade; Pendrive ou CD com a música, aparelho de som.












Aparelho de som com música em inglês/ giz e quadro para escrever as frases






Os alunos terão praticado as habilidades de escuta e fala e aprendido palavras novas relacionadas com o tema Halloween.


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