Escola
Estadual ____________________________________________
Ano:
___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor
regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________
PLANO
DE AULA
TEMA: Reconhecendo o vocabulário das partes do corpo
(Body Parts).
OBJETIVO GERAL: Ampliar o vocabulário em língua
inglesa referente às partes do corpo.
Objetivos
específicos
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conteúdos
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Procedimentos
metodológicos
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Recursos
didáticos
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Avaliação
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1.
Reconhecer as partes do corpo na língua inglesa;
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Vocabulário:
Head;
Forehead;
Eye;
Ear;
Nose;
Cheek;
Mouth;
Chin;
Neck;
Shoulder;
Chest;
Stomach;
Waist;
Hip;
Arm;
Elbow;
Wrist;
Hand;
Finger;
Bottom;
Leg;
Thigh;
Knee;
Shin;
Ankle;
Heel;
Foot;
Toe.
Shout;
Whisper;
Casual balloon;
Idea;
Thought;
Love
Revisar o Present Perfect:
Have/has Been;
Have/has gone;
Just/already/yet
|
O professor
inicia a aula dialogando com os alunos sobre as partes do corpo. O professor
deverá colocar a palavra “Body” no centro do quadro e perguntar aos alunos se
eles acham esta palavra comum, se eles já escutaram falar, e se eles têm
alguma ideia do que representa. Caso os alunos não saibam, o professor deverá
desenhar a figura de um boneco no quadro (desenhar mesmo que os alunos
conheçam a palavra) e escrever a frase “This is my body”, fazendo referencia
à fala do boneco.
Quando o
boneco estiver desenhado, o professor deverá fazer um “warm up”, perguntando
aos alunos partes do corpo em português e questionando-os sobre como seria
aquela parte do corpo em inglês. Assim que os alunos forem respondendo, o
professor deverá colocar as palavras ao lado do boneco para ajudar na
visualização e proporcionar uma forma mais visual de assimilação daquele novo
vocabulário.
Assim que esta
primeira fase for concluída, o professor deverá entregar a primeira atividade
para os alunos. Nela, os alunos encontrarão a imagem de um boneco (similar
daquele desenhado no quadro) com algumas caixas em branco ao seu redor.
Abaixo do boneco, terão algumas palavras referentes às partes do corpo, e os
alunos terão que colocá-las nas devidas caixas em branco de acordo com as
respectivas partes do corpo do boneco. Esta atividade é simples e é uma ótima
estratégia para avaliar se os alunos aprenderam o vocabulário do corpo. Assim
que os alunos terminarem de responder, o professor checa em grupo se as
respostas estão corretas.
Depois dessa
atividade, o professor deverá entregar uma segunda, que envolve as partes do
corpo dentro de perguntas. Talvez os alunos não entendam o que cada pergunta
pede, então o professor deverá fazer esta atividade em conjunto. O professor
explica que as respostas das perguntas serão necessárias para completar a
cruzadinha acima. Então o professor ler a pergunta em voz alta e pede para
que os alunos tentem responder; se não conseguirem, o professor pode ajudar.
A terceira
atividade consistirá em uma dinâmica de movimentos. O professor pergunta aos
alunos se eles conhecem a música “Polegares”, e explica que é preciso que
eles imaginem o ritmo daquela música. Enquanto isso, o professor escreve no
quadro a seguinte letra:
Head and shoulders x2
Knees and toes x 2 Head shoulders x2 Knees and toes x 2 Eyes and ears x2 Nose and mouth x2 Eyes and ears x2 Nose and mouth x2
Assim que escrever, faz
uma leitura com os alunos, pergunta se eles compreendem todas as partes do
corpo que foram ensinadas anteriormente, e explica que cada vez que os alunos
falarem uma determinada parte do corpo em inglês, é necessário que eles toquem
nela. Depois disso, começa a brincadeira.
If time: O professor, pede
para os alunos responderem uma última atividade que questiona em inglês a
quantidade de determinadas partes do corpo.
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Folhas
de oficio com atividades;
Lápis
de quadro;
Apagador
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Reconhecimento
das palavras relacionadas às partes do corpo em exercícios e em uma própria
sequência de comandos, além do uso das palavras trabalhadas em sala de aula
em contexto (frases).
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