domingo, 14 de dezembro de 2014

Partes do corpo


Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________

PLANO DE AULA
TEMA: Reconhecendo o vocabulário das partes do corpo (Body Parts).
OBJETIVO GERAL: Ampliar o vocabulário em língua inglesa referente às partes do corpo.


Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
1.     Reconhecer as partes do corpo na língua inglesa;



















Vocabulário:

Head;
Forehead;
Eye;
Ear;
Nose;
Cheek;
Mouth;
Chin;
Neck;
Shoulder;
Chest;
Stomach;
Waist;
Hip;
Arm;
Elbow;
Wrist;
Hand;
Finger;
Bottom;
Leg;
Thigh;
Knee;
Shin;
Ankle;
Heel;
Foot;
Toe.


Shout;
Whisper;
Casual balloon;
Idea;
Thought;
Love











Revisar o Present Perfect:

Have/has Been;

Have/has gone;

Just/already/yet



O professor inicia a aula dialogando com os alunos sobre as partes do corpo. O professor deverá colocar a palavra “Body” no centro do quadro e perguntar aos alunos se eles acham esta palavra comum, se eles já escutaram falar, e se eles têm alguma ideia do que representa. Caso os alunos não saibam, o professor deverá desenhar a figura de um boneco no quadro (desenhar mesmo que os alunos conheçam a palavra) e escrever a frase “This is my body”, fazendo referencia à fala do boneco.

Quando o boneco estiver desenhado, o professor deverá fazer um “warm up”, perguntando aos alunos partes do corpo em português e questionando-os sobre como seria aquela parte do corpo em inglês. Assim que os alunos forem respondendo, o professor deverá colocar as palavras ao lado do boneco para ajudar na visualização e proporcionar uma forma mais visual de assimilação daquele novo vocabulário.

Assim que esta primeira fase for concluída, o professor deverá entregar a primeira atividade para os alunos. Nela, os alunos encontrarão a imagem de um boneco (similar daquele desenhado no quadro) com algumas caixas em branco ao seu redor. Abaixo do boneco, terão algumas palavras referentes às partes do corpo, e os alunos terão que colocá-las nas devidas caixas em branco de acordo com as respectivas partes do corpo do boneco. Esta atividade é simples e é uma ótima estratégia para avaliar se os alunos aprenderam o vocabulário do corpo. Assim que os alunos terminarem de responder, o professor checa em grupo se as respostas estão corretas.

Depois dessa atividade, o professor deverá entregar uma segunda, que envolve as partes do corpo dentro de perguntas. Talvez os alunos não entendam o que cada pergunta pede, então o professor deverá fazer esta atividade em conjunto. O professor explica que as respostas das perguntas serão necessárias para completar a cruzadinha acima. Então o professor ler a pergunta em voz alta e pede para que os alunos tentem responder; se não conseguirem, o professor pode ajudar.

A terceira atividade consistirá em uma dinâmica de movimentos. O professor pergunta aos alunos se eles conhecem a música “Polegares”, e explica que é preciso que eles imaginem o ritmo daquela música. Enquanto isso, o professor escreve no quadro a seguinte letra:

Head and shoulders x2 
Knees and toes x 2 
Head shoulders x2 
Knees and toes x 2 
Eyes and ears x2 
Nose and mouth x2 
Eyes and ears x2 
Nose and mouth x2 

Assim que escrever, faz uma leitura com os alunos, pergunta se eles compreendem todas as partes do corpo que foram ensinadas anteriormente, e explica que cada vez que os alunos falarem uma determinada parte do corpo em inglês, é necessário que eles toquem nela. Depois disso, começa a brincadeira.

If time: O professor, pede para os alunos responderem uma última atividade que questiona em inglês a quantidade de determinadas partes do corpo.





Folhas de oficio com atividades;

Lápis de quadro;
Apagador



















Reconhecimento das palavras relacionadas às partes do corpo em exercícios e em uma própria sequência de comandos, além do uso das palavras trabalhadas em sala de aula em contexto (frases).









Nenhum comentário:

Postar um comentário