domingo, 7 de dezembro de 2014

Plano de aula - Strips_EF


Escola Estadual ____________________________________________
Ano: ___________ Turno:_________________ Turma:_____________
Professor regente: __________________________________________
Bolsista/estagiário:__________________________________________

PLANO DE AULA
TEMA: Strips
OBJETIVO GERAL: Adquirir conhecimentos sobre como interpretar o gênero textual relacionado às histórias em quadrinhos(HQ) e aperfeiçoar o uso do tempo verbal Present Perfect através dos HQs.

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
1.     Desenvolver técnicas de interpretação através de recursos encontrados nas histórias em quadrinhos;








2.     Compreender o uso do Present perfect através dos exemplos retirados das histórias em quadrinhos.












Diferentes balões utilizados nas tirinhas:

Shout;
Whisper;
Casual balloon;
Idea;
Thought;
Love











Revisar o Present Perfect:

Have/has Been;

Have/has gone;

Just/already/yet



O professor inicia a aula dialogando com os alunos sobre histórias em quadrinhos (HQ) com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos, como por exemplo: O que você entende por Histórias em quadrinhos? Quais os personagens vocês mais gostam das histórias em quadrinhos? Vocês se lembram de alguma história que leram? Como foi a história? e etc. Em seguida, explica o significado de alguns balões que mais aparecem nas histórias em quadrinhos, e que estão relacionados a fala dos personagens, ou seja, pode representar um cochicho, uma ideia, um pensamento, e etc. Utiliza-se deste momento para trabalhar a língua inglesa.

Depois de explicar alguns dos balões, o professor distribui entre os alunos um exercício para eles relacionares as figuras dos balões com os seus respectivos significados em inglês.

Após os alunos responderem a questão, o professor distribui o exercício da página 63 do livro “Alive”. Nele o professor pedirá para os alunos interpretarem a fala dos personagens de acordo com os seus balões e o que a tirinha está falando. Após a leitura e interpretação da tirinha, o professor ajuda os alunos a responderem as questões sobre o Present Perfect, mas sempre utilizando os exemplos das tirinhas para facilitar a compreensão do conteúdo.








Folhas de oficio com atividades;

Lápis de quadro;
Apagador













Aparelho de som com música em inglês/ giz e quadro para escrever as frases






Os alunos serão capazes de interpretar tirinhas em quadrinho através da compreensão do significado de alguns balões









Os alunos serão capazes de melhor compreender frases em inglês no tempo Present Perfect




UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS  ESTRANGEIRAS MODERNAS

– SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS –

Task 1: Match the balloons with its correct meanings:

                     (  ) The character is in doubt
                                   (  ) The character's shouting         
.                                   (  ) Two or more characters are peaking
4                                  (  ) The character has got an idea
5                                  (  ) He is surprised
6                                 (  ) The character cannot express himself
7                                  (  ) The character's speech
8                                  (  ) The character's thought

                                    (  ) The character's whispering


Nenhum comentário:

Postar um comentário