Eixo temático: Currículo e Metodologias
de Ensino e Práticas Docentes
Conciliando o Letramento e o Lúdico no
Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa
Oziel Alves SILVA
Universidade Federal da Paraíba
Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência
vivenciada na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa, no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto
Inglês, financiado pela Capes e vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Um
dos objetivos do subprojeto PIBID-Inglês é oportunizar vivências em língua
inglesa nas escolas de rede pública por uma perspectiva de letramento, que visa
ensinar a língua em contextos reais de uso, ou seja, o uso da língua como
prática social (SECPB, 2006; 2010). Outra forma de fazer um ensino diferenciado
é fazendo uso de atividades/práticas educativas de caráter lúdico que alguns
autores como Santos (1997) e Haydt (2006) defendem ser uma forma de aprender
com prazer e espontaneidade. Dessa
perspectiva, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso das atividades
lúdicas desenvolvidas por mim e por outra bolsista em aulas para turmas do
ensino médio regular, verificando se essas atividades vêm ao encontro da
proposta de ensino de língua como prática social. Em outros termos,
interessa-nos discutir o quanto nossas atividades lúdicas estão convergindo com
a proposta de Letramento do projeto, respondendo assim a pergunta, é possível
fazer letramento lúdico? Para a análise farei uso dos meus próprios diários
reflexivos escritos ao longo das aulas ministradas, dos feedbacks dados
pela coordenadora do subprojeto e recorrerei aos documentos oficiais nacionais
e estaduais do ensino médio de língua estrangeira, quando necessário. Esta
pesquisa é uma maneira de refletir sobre o meu próprio desempenho como bolsista
do PIBID, pois venho procurando ao longo do projeto unir duas coisas que me
parecem bem distintas o letramento e a ludicidade. Mas também é uma maneira de
instigar outros professores, em formação inicial ou continuada, a pensarem sobre como usar o lúdico em sala
de aula, de uma forma mais significativa. Os resultados encontrados permitem
compreender que é possível unir o letramento ao lúdico, porém é necessário
pensar e repensar em como utilizar a ludicidade em aula, para não cairmos na
tentação de fazer o brincar pelo brincar, tendo sempre objetivos claros para os
resultados que pretendemos alcançar.
Palavras-chaves:
Letramento; língua inglesa; atividades lúdicas; prazer; reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário