domingo, 7 de dezembro de 2014

Resumo_Enalic_Conciliando o Letramento e o Lúdico no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa



Eixo temático: Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Conciliando o Letramento e o Lúdico no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa

Oziel Alves SILVA
Universidade Federal da Paraíba

Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência vivenciada na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Inglês, financiado pela Capes e vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Um dos objetivos do subprojeto PIBID-Inglês é oportunizar vivências em língua inglesa nas escolas de rede pública por uma perspectiva de letramento, que visa ensinar a língua em contextos reais de uso, ou seja, o uso da língua como prática social (SECPB, 2006; 2010). Outra forma de fazer um ensino diferenciado é fazendo uso de atividades/práticas educativas de caráter lúdico que alguns autores como Santos (1997) e Haydt (2006) defendem ser uma forma de aprender com prazer e espontaneidade.  Dessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso das atividades lúdicas desenvolvidas por mim e por outra bolsista em aulas para turmas do ensino médio regular, verificando se essas atividades vêm ao encontro da proposta de ensino de língua como prática social. Em outros termos, interessa-nos discutir o quanto nossas atividades lúdicas estão convergindo com a proposta de Letramento do projeto, respondendo assim a pergunta, é possível fazer letramento lúdico? Para a análise farei uso dos meus próprios diários reflexivos escritos ao longo das aulas ministradas, dos feedbacks dados pela coordenadora do subprojeto e recorrerei aos documentos oficiais nacionais e estaduais do ensino médio de língua estrangeira, quando necessário. Esta pesquisa é uma maneira de refletir sobre o meu próprio desempenho como bolsista do PIBID, pois venho procurando ao longo do projeto unir duas coisas que me parecem bem distintas o letramento e a ludicidade. Mas também é uma maneira de instigar outros professores, em formação inicial ou continuada,  a pensarem sobre como usar o lúdico em sala de aula, de uma forma mais significativa. Os resultados encontrados permitem compreender que é possível unir o letramento ao lúdico, porém é necessário pensar e repensar em como utilizar a ludicidade em aula, para não cairmos na tentação de fazer o brincar pelo brincar, tendo sempre objetivos claros para os resultados que pretendemos alcançar.
Palavras-chaves: Letramento; língua inglesa; atividades lúdicas; prazer; reflexão.

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