domingo, 7 de dezembro de 2014

Oficinas 13, 14 e 15 Children's right

PLANO DE AULA
TEMA: Children’srights
OBJETIVO GERAL:Conscientizar-se sobre os direitos da criança e do adolescente com foco no combate do trabalho infantil, através do trabalho linguístico com um texto do gênero‘’texto informativo’’, priorizando o uso da língua inglesa           

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
AULA 1: 1. Ativação do conhecimento prévio e engajamento dos alunos para com o tema;



















2. Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o trabalho infantil.
3. Praticar a leitura de texto em língua inglesa








AULA 2: 4. Trabalhar o vocabulário para descrever ações cotidianas em inglês e questões relacionadas à situação de crianças que não têm seus direitos assegurados











AULA 3: 5. Promover a reflexão dos alunos em relação aos danos causados à criança pelo trabalho infantil e desenvolvimento de vocabulário ligado a ações do cotidiano


Pequeno texto informativo introduzindo o tema do trabalho infantil

















Texto em língua inglesa e vocabulário específico.











Vocabulário referente a atividades cotidianas das crianças.

















Vocabulário referente a atividades favoritas do cotidiano/ would miss

Vocabulário ativo sobre o tema para a redação de frases para o poster


O professor introduz a aula perguntando sobre o que os alunos gostam de fazer quando não estão na escola. Assim que os alunos responderem, o professor usa as respostas como um gancho para entrar no assunto que deverá ser trabalhado (Reading 1, ativ. 1) Depois pede para que os estudantes leiam o texto silenciosamente durante um determinado tempo, mas explicando que depois fará uma leitura em conjunto. Na leitura em conjunto o professor não só trabalhará o vocabulário com os alunos, como também retomará as respostas sobre o que eles mais gostam de fazer e as relacionará com o que o texto está querendo dizer, construindo assim o senso crítico dos alunos para as questões discutidas na sociedade. O professor pode perguntar, por exemplo, o que eles acham que o próximo texto vai dizer sobre a vida das crianças em outros países. Quais poderiam ser as diferenças em relação à vida das crianças no Brasil? Após a interpretação do texto, o professor pede aos alunos para que eles respondam, em português, duas questões que estão inseridas no dia a dia dos alunos e que foram também debatidas anteriormente (Reading 1, ativ. 2)





Primeiramente, o professor pergunta aos alunos se eles conhecem alguma criança que vive a realidade de exploração do trabalho e pergunta o que ele faria se tivesse que enfrentar tal realidade, em seguida o professor familiariza os alunos com o vocabulário: starvation, disease, shed, firework, knot, leather, gunpowder (Reading 2, ativ. 2)),distribui o texto que aborda a situação de crianças em alguns países, obrigadas à trabalhar, e  lê o texto com os alunos (Reading 2). Depois, o professor pergunta se no Brasil ocorre o mesmo ou existem casos conhecidos em outras regiões do país. Depois o professor pede que os alunos respondam T (true) or F (false) para algumas questões (em anexo, depois do plano de aula) relacionadas ao tema, que deverão ser distribuídas em papeizinhos. Se der tempo, o professor explica o item “present continuous” através de exercícios de construção de frases relacionadas ao tema (Reading 2, ativid. 1)

·         O professor iniciará a aula lembrando que eles estão estudando sobre os direitos das crianças, então o professor poderá levantar a questão da importância destes direitos. Logo, iniciará a atividade perguntando quais coisas eles costumam fazer. (ex: ir a escola, acessar internet, brincar, e outros)
·         Depois que os alunos responderem oralmente é que o professor deverá entregar a folha com a atividade (Reading 2, ativid. 3) e pedir para que os alunos respondam. Aqui o professor pode deixar os alunos lerem sozinhos e pedir para que eles identifiquem as palavras que já sabem e associem ao que já comentaram previamente. Surgindo dúvidas sobre o vocabulário o professor vai lendo questão por questão com os alunos para ir esclarecendo sobre as alternativas da questão.
·         Após os alunos terem respondido,o professor poderá perguntar sobre o porquê de cada escolha e qual a importância daquela atividade na vida deles para poder introduzir a próxima questão.



Na quarta atividade, o professor introduz  a questão, perguntando aos alunos o que eles acham sobre o trabalho infantil e o que os alunos mais iriam sentir falta de fazer da lista anterior, caso tivessem que trabalhar. O professor escreve a frase no quadro, explicando o significado: “If you worked and didn’t have free time, which of the things in the list would you miss doing most? Why?” Os alunos podem ser encorajados a formar frases em inglês a partir de um exemplo dado pelo professor, e.g. “I would miss playing games”. Então o professor verifica os itens mais votados e reflete com os alunos sobre os malefícios do trabalho infantil.
- Por último, o professor pede que os alunos confeccionem um pôster para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de  combater o trabalho infantil, destacando para os alunos quais seriam as características desse gênero textual.
Folha com o texto e exercícios



















Lápis, caneta, papel, quadro, handouts, piloto, tirinhas com as perguntas de T/F







Uma folha com as questões, quadro, lápis de quadro












Quadro/caneta, lista de ações da atividade anterior
 Observação da participação dos alunos no debate sobre o texto e na execução do exercício proposto

















 Observação dos exercícios em sala de aula, e da compreensão do assunto através de respostas e comentários dos alunos.




Engajamento dos alunos nas discussões.












Participação dos alunos na atividade:  produção oral das frases em inglês, participação no debate em português.

 Questions:


1- The following words all appear in the text above. Match each one with its correct definition on the right. Use a dictionary to do this activity

1) gunpowder (  )  Laço apertado de linha, corda, etc. 
2) fireworks (   ) Pele curtida de animais.
3) knot  (   ) Grande barraca para depósito em geral. 
4) leather (   ) Extrema fraqueza por falta de alimentação. 
5) shed (   ) Mistura explosiva de salitre, enxofre e carvão. 
6) starvation (   ) Objeto pirotécnico, composto de um tubo cheio depólvora, com empunhadura e pavio, que estoura no ar quando se põe fogo. 


2-    Are the following affirmations true (T) or false(F):

____ _

a)    (   )A six-year-old child in India is mixing dangerous gunpowder all
Day long to make fireworks.
b)   (   ) A girl In India has only one day of free time during the week, the other days are wasted endlessly tying after knot to make carpets.

c)    (   ) Across the world, approximately 200 million children spend their days working.


d)   (   ) Not many children will die of starvation or disease before they reach their twelfth birthday.


Answers: a – F;            b – T;                   c – T;          d – F. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário