PLANO
DE AULA
TEMA: Children’srights
OBJETIVO GERAL:Conscientizar-se
sobre os direitos da criança e do adolescente com foco no combate do trabalho
infantil, através do trabalho linguístico com um texto do gênero‘’texto
informativo’’, priorizando o uso da língua inglesa
Objetivos
específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
AULA
1:
1. Ativação do conhecimento prévio e engajamento dos alunos para com o tema;
2.
Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o trabalho infantil.
3.
Praticar a leitura de texto em língua inglesa
AULA 2: 4. Trabalhar o vocabulário para
descrever ações cotidianas em inglês e questões relacionadas à situação de
crianças que não têm seus direitos assegurados
AULA 3: 5. Promover a reflexão dos
alunos em relação aos danos causados à criança pelo trabalho infantil e
desenvolvimento de vocabulário ligado a ações do cotidiano
|
Pequeno
texto informativo introduzindo o tema do trabalho infantil
Texto
em língua inglesa e vocabulário específico.
Vocabulário
referente a atividades cotidianas das crianças.
Vocabulário
referente a atividades favoritas do cotidiano/ would miss
Vocabulário
ativo sobre o tema para a redação de frases para o poster
|
O professor introduz a aula perguntando sobre o que
os alunos gostam de fazer quando não estão na escola. Assim que os alunos
responderem, o professor usa as respostas como um gancho para entrar no
assunto que deverá ser trabalhado (Reading 1, ativ. 1) Depois pede para que
os estudantes leiam o texto silenciosamente durante um determinado tempo, mas
explicando que depois fará uma leitura em conjunto. Na leitura em conjunto o
professor não só trabalhará o vocabulário com os alunos, como também retomará
as respostas sobre o que eles mais gostam de fazer e as relacionará com o que
o texto está querendo dizer, construindo assim o senso crítico dos alunos
para as questões discutidas na sociedade. O professor pode perguntar, por
exemplo, o que eles acham que o próximo texto vai dizer sobre a vida das
crianças em outros países. Quais poderiam ser as diferenças em relação à vida
das crianças no Brasil? Após a interpretação do texto, o professor pede aos
alunos para que eles respondam, em português, duas questões que estão
inseridas no dia a dia dos alunos e que foram também debatidas anteriormente
(Reading 1, ativ. 2)
Primeiramente,
o professor pergunta aos alunos se eles conhecem alguma criança que vive a
realidade de exploração do trabalho e pergunta o que ele faria se tivesse que
enfrentar tal realidade, em seguida o professor familiariza os alunos com o
vocabulário: starvation, disease, shed,
firework, knot, leather, gunpowder (Reading 2, ativ. 2)),distribui o
texto que aborda a situação de crianças em alguns países, obrigadas à
trabalhar, e lê o texto com os alunos
(Reading 2). Depois, o professor pergunta se no Brasil ocorre o mesmo ou
existem casos conhecidos em outras regiões do país. Depois o professor pede
que os alunos respondam T (true) or F (false) para algumas questões (em anexo,
depois do plano de aula) relacionadas ao tema, que deverão ser distribuídas
em papeizinhos. Se der tempo, o professor explica o item “present continuous”
através de exercícios de construção de frases relacionadas ao tema (Reading
2, ativid. 1)
·
O professor iniciará a aula lembrando que eles estão
estudando sobre os direitos das crianças, então o professor poderá levantar a
questão da importância destes direitos. Logo, iniciará a atividade
perguntando quais coisas eles costumam fazer. (ex: ir a escola, acessar
internet, brincar, e outros)
·
Depois que os alunos responderem oralmente é que o
professor deverá entregar a folha com a atividade (Reading 2, ativid. 3) e
pedir para que os alunos respondam. Aqui o professor pode deixar os alunos
lerem sozinhos e pedir para que eles identifiquem as palavras que já sabem e
associem ao que já comentaram previamente. Surgindo dúvidas sobre o
vocabulário o professor vai lendo questão por questão com os alunos para ir
esclarecendo sobre as alternativas da questão.
·
Após os alunos terem respondido,o professor poderá
perguntar sobre o porquê de cada escolha e qual a importância daquela
atividade na vida deles para poder introduzir a próxima questão.
Na
quarta atividade, o professor introduz
a questão, perguntando aos alunos o que eles acham sobre o trabalho
infantil e o que os alunos mais iriam sentir falta de fazer da lista
anterior, caso tivessem que trabalhar. O professor escreve a frase no quadro, explicando o significado: “If you worked and didn’t have free time, which of
the things in the list would you miss doing most? Why?” Os alunos podem ser encorajados a formar
frases em inglês a partir de um exemplo dado pelo professor, e.g. “I would
miss playing games”. Então o professor verifica os itens mais votados e
reflete com os alunos sobre os malefícios do trabalho infantil.
-
Por último, o professor pede que os alunos confeccionem um pôster para chamar
a atenção das pessoas para a necessidade de
combater o trabalho infantil, destacando para os alunos quais seriam
as características desse gênero textual.
|
Folha
com o texto e exercícios
Lápis,
caneta, papel, quadro, handouts, piloto, tirinhas com as perguntas de T/F
Uma
folha com as questões, quadro, lápis de quadro
Quadro/caneta,
lista de ações da atividade anterior
|
Observação da participação dos alunos no
debate sobre o texto e na execução do exercício proposto
Observação dos exercícios em sala de aula, e
da compreensão do assunto através de respostas e comentários dos alunos.
Engajamento
dos alunos nas discussões.
Participação
dos alunos na atividade: produção oral
das frases em inglês, participação no debate em português.
|
Questions:
1- The following words all appear in the text above. Match
each one with its correct definition on the right. Use a dictionary to do this activity
1) gunpowder ( ) Laço apertado de linha, corda, etc.
2) fireworks ( ) Pele
curtida de animais.
3) knot ( ) Grande barraca para depósito em
geral.
4) leather ( )
Extrema fraqueza por falta de alimentação.
5) shed ( ) Mistura
explosiva de salitre, enxofre e carvão.
6) starvation ( )
Objeto pirotécnico, composto de um tubo cheio depólvora, com empunhadura e pavio,
que estoura no ar quando se põe fogo.
2-
Are the following affirmations true
(T) or false(F):
____ _
a) ( )A
six-year-old child in India is mixing dangerous gunpowder all
Day long to make
fireworks.
b)
( ) A girl In India has only one day of free
time during the week, the other days are wasted endlessly tying after knot to
make carpets.
c)
( ) Across the world, approximately 200 million
children spend their days working.
d)
( ) Not many children will die of starvation or disease before they reach their twelfth birthday.
Nenhum comentário:
Postar um comentário