sábado, 13 de dezembro de 2014

Plano de aula_Ensinomédio_Doenças

PLANO DE AULA – 08/10/2014

EEEM Padre Hildon Bandeira
Turma: 3º Ano noite
Tema: Doenças
Bolsistas: Felipe Novaes
Objetivo geral: Conhecer doenças, suas características e como prevenir-se/tratar-se.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos
Recursos didáticos
Avaliação
  • Ler para identificar sintomas relacionados a AIDS, Ebola, câncer de pele
  • Elaborar um quadro resumitivo sobre as doenças em foco.


vocabulário relacionado ao campo semântico de doenças: Disease, illness, sickness, symptoms, causes, description



**


texto descritivo sobre AIDS, Ebola E Câncer De Pele
Quadro
Pincel para quadro.
Cola
grau de informatividade no quadro resumitivo elaborado

** Procedimentos:
Ativação do conhecimento prévio sobre as doenças apresentadas aos alunos nas aulas anterior: AIDS, ebola, etc.
Utilização do conhecimento de mundo dos alunos para revisar as características/estrutura da cartilha (descrição da doença, formas de prevenção, formas de contágio, sintomas e tratamentos).
Explicação dos termos disease, illness e sickness. Diferenciado-os, apresentando exemplos de seus usos e enfatizando a relação das 3 palavras com doenças.
Exemplo da atividade utilizando Diarrhea: Description: three or more liquid stools per day; Prevention: by improved sanitation, clean drinking water, and hand washing; Causes: is an infection of the intestines due to virus, bacteria, or parasite; Symptoms: loose liquid, liquid stool, dysentery, dehydration; Treatment: replacing lost fluid and salts is the only treatment needed. Ou exemplo a partir de uma doença dita por algum aluno.
Realização da atividade: Dividir a sala em 3 grupos. Cada grupo receberá uma cartilha (fora da sua ordem) referente a uma determinada doença. Assim, os grupos terão que organizar o texto de forma coerente além de descobrir o nome da doença. (1-descrição da doença, 2-prevenção, 3-formas de contágio, 4-sintomas, 5-tratamento). Os bolsistas Giuseppe e Magna irão ajudar na realização da atividade.
Após a realização do exercício e sua correção, todos receberão uma folha contendo os 3 textos da atividade anterior. Em seguida, cada grupo terá que apresentar as principais informações referentes à sua doença aos demais, abordando as informações mais relevantes presentes em cada texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário