PLANO
DE AULA – 08/10/2014
EEEM
Padre Hildon Bandeira
Turma:
3º Ano noite
Tema:
Doenças
Bolsistas:
Felipe
Novaes
Objetivo
geral:
Conhecer doenças, suas características e como
prevenir-se/tratar-se.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
|
●
vocabulário
relacionado ao campo semântico de doenças: Disease,
illness, sickness, symptoms, causes, description
|
● **
|
● Quadro
● Pincel
para quadro.
● Cola |
● grau
de informatividade no quadro
resumitivo elaborado |
**
Procedimentos:
●
Ativação
do conhecimento prévio sobre as doenças apresentadas aos alunos nas
aulas anterior: AIDS, ebola, etc.
●
Utilização
do conhecimento de mundo dos alunos
para
revisar as características/estrutura da cartilha (descrição da
doença, formas de prevenção, formas de contágio, sintomas e
tratamentos).
●
Explicação
dos termos disease,
illness
e
sickness.
Diferenciado-os, apresentando exemplos de seus usos e enfatizando a
relação das 3 palavras com doenças.
●
Exemplo
da atividade utilizando Diarrhea: Description:
three or more liquid stools per day; Prevention:
by
improved sanitation, clean drinking water, and hand washing; Causes:
is an infection of the intestines due to virus, bacteria, or
parasite; Symptoms:
loose
liquid, liquid stool, dysentery,
dehydration;
Treatment:
replacing lost fluid and salts is the only treatment needed. Ou
exemplo a partir de uma doença dita por algum aluno.
●
Realização
da atividade: Dividir a sala em 3 grupos. Cada grupo receberá uma
cartilha (fora da sua ordem) referente a uma determinada doença.
Assim, os grupos terão que organizar o texto de forma coerente além
de descobrir o nome da doença. (1-descrição da doença,
2-prevenção, 3-formas de contágio, 4-sintomas, 5-tratamento). Os
bolsistas Giuseppe e Magna irão ajudar na realização da atividade.
●
Após
a realização do exercício e sua correção, todos receberão uma
folha contendo os 3 textos da atividade anterior. Em seguida, cada
grupo terá que apresentar as principais informações referentes à
sua doença aos demais, abordando as informações mais relevantes
presentes em cada texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário