domingo, 7 de dezembro de 2014

Pôster "Can I speak English?": Uma proposta para o desenvolvimento de práticas de linguagem orais em Língua Inglesa no Ensino Fundamental

Título: “CAN I SPEAK ENGLISH?”: UMA PROPOSTA PARA O DENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAIS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo: Este artigo foi desenvolvido a partir da experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Xavier, em João Pessoa, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Inglês, vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Nosso objetivo é relatar alguns avanços conquistados através das oficinas de inglês que ocorrem no contraturno da escola, e abrangem os alunos do Ensino Fundamental II, tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos, como dos saberes docentes desenvolvidos pelos bolsistas PIBID. De início, fizemos um estudo etnográfico na escola e aplicamos um diagnóstico para sondar os conhecimentos prévios dos alunos, além da opinião deles a respeito do ensino-aprendizagem da língua inglesa, visando adaptar as oficinas à realidade dos mesmos. A partir desse diagnóstico, percebemos a necessidade de trabalhar o ensino da fala (speaking) e da escuta (listening), visto que essas eram as maiores carências dos alunos no ensino regular. Foram desenvolvidas atividades com enfoque sociointeracionista e abordagem comunicativa, contando com a presença de dois bolsistas por turma que facilitavam as atividades pedagógicas com os alunos. Os objetivos dessas oficinas contemplaram o desenvolvimento da capacidade de fala em língua inglesa com alunos, promovendo o contato dos mesmos com diferentes culturas e motivando-os a entender a cultura de outros países a partir de um contraste com a sua própria cultura. Espera-se que esse trabalho, ao apresentar os avanços conquistados e desafios enfrentados no desenvolvimento dessas oficinas, tomando como base alguns diários reflexivos sobre as mesmas, elaborados pelos bolsistas, contribua para a partilha de saberes e experiências no âmbito do PIBID, oferecendo subsídios para outros subprojetos e material para futuras pesquisas sobre o ensino de língua inglesa na educação básica.

Palavras-chave: Abordagem comunicativa;língua inglesa; Ensino Fundamental II.




Nenhum comentário:

Postar um comentário