quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Plano de Aula - EBOLA


TURMA: 3º


Why Ebola is so dangerous?
Ebola is a viral illness of which the initial symptoms can include a sudden fever, intense weakness, muscle pain and a sore throat, according to the World Health Organization (WHO). And that is just the beginning: subsequent stages are vomiting, diarrhoea and - in some cases - both internal and external bleeding.
Ebola is spread through close physical contact with infected people. Avoid contact with Ebola patients and their bodily fluids, the WHO advises. Do not touch anything – for example: shared towels - which could have become contaminated in a public place.
You must keep yourself isolated and seek professional help. Patients have a better chance of survival if they receive early treatment. There is no licensed treatment or vaccine for the Ebola virus. Hospital treatment is based on giving patients intravenous fluids to stop dehydration and antibiotics to fight infections.
http://www.bbc.com/news/world-africa-26835233






Bolsista: GIUSEPPE ANDREW
Tema: Ebola
Ano:3º ano regular

Objetivo geral: Compreender a função de uma notícia sobre o vírus da Ebola.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos
Avaliação
- Utilizar estratégias de leitura

- Familiarizar-se com o gênero notícia

- Conhecer os riscos do vírus da ebola, tratamento, sintomas e prevenção.

- Compreender a estrutura de um texto informativo sobre uma doença.

 

Estratégias de leitura (skimming, scanning, palavras conhecidas e cognatas)

Vocabulário chave:
a)        Symptoms (sintomas) – Fever, weakness, muscle pain, vomiting, diarrhea etc. (febre, fraqueza, dor muscular, vômito, diarreia)

b)        Precaution (precaução) – Avoid not, do not, contaminated, fluids, ebola patient (evitar, não fazer, contaminar, fuidos, paciente do ebola).

c)        Treatment (tratamento) – hospital treatment, vaccine, antibiotic, intravenous fluids (tratamento hospitalar, vacina, antibióticos, fluidos intravenosos).



***
Respostas orais às perguntas

Leitura do texto sobre a Ebola e identificação da descrição, sintomas, tratamento e prevenção.

Participação na oralidade ou no quadro quando pedido exemplos de outras doenças, associando com a estrutura do texto.


***Procedimentos metodológicos:

Para sensibilizar os alunos, o gênero é resgatado de outras aulas. O professor conduz o gênero até o tema com a pergunta. “Como você acha que seria um texto informativo sobre alguma doença?” Um texto informativo sobre doença deve conter: a descrição da doença (o que é), os sintomas, precaução e tratamento.
O quadro é dividido em partes. Nesta atividade, em pares, os alunos devem pensar em uma doença e após isso reportar para o professor qual seriam os sintomas, a precaução e o tratamento etc. O professor pode dar um exemplo: Chickenpox, red rashes, no contact with someone infected, see the doctor (catapora, manchas vermelhas, evitar contato com infectados, procurar um médio).
Uma vez com o vocabulário no quadro, o professor pode trabalhar o texto.
Texto sobre o vírus da Ebola– Trabalhado com a ajuda do professor e das estratégias de leitura. O intuito é fazer com que eles trabalharem a sós ou em dupla, analisando o que está no texto e está no quadro, ou seja, vendo as diferenças e semelhanças. Com três parágrafos o texto se dividia de acordo com as etapas escritas no quadro (Sintoma, tratamento, precaução)

Após isso, no quadro o professor deve escrever o que os alunos dirão, no caso sobre o Ebola, fechando a aula com várias doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário