TURMA: 3º
Why
Ebola is so dangerous?
Ebola is a viral illness of which the initial symptoms can include a
sudden fever, intense weakness, muscle pain and a sore throat, according to the World Health
Organization (WHO). And that is just the beginning: subsequent stages
are vomiting, diarrhoea and - in some cases - both internal and external
bleeding.
Ebola is spread through close physical contact with
infected people. Avoid contact with Ebola patients and their bodily fluids, the WHO
advises. Do not touch anything – for example: shared towels - which could have
become contaminated in a public place.
You must keep yourself isolated and seek professional
help. Patients have a better chance of survival if they receive early
treatment. There is no licensed treatment or vaccine for the Ebola virus. Hospital
treatment is based on giving patients intravenous fluids to stop dehydration
and antibiotics to fight infections.
http://www.bbc.com/news/world-africa-26835233
Bolsista: GIUSEPPE ANDREW
Tema: Ebola
Ano:3º ano regular
Objetivo geral: Compreender a
função de uma notícia sobre o vírus da Ebola.
Objetivos específicos
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Conteúdos
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Procedimentos
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Avaliação
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- Utilizar estratégias de leitura
- Familiarizar-se com o gênero notícia
- Conhecer os riscos do vírus da ebola,
tratamento, sintomas e prevenção.
- Compreender a estrutura de um texto informativo
sobre uma doença.
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Estratégias de leitura (skimming, scanning, palavras conhecidas e
cognatas)
Vocabulário chave:
a)
Symptoms (sintomas) – Fever, weakness,
muscle pain, vomiting, diarrhea etc. (febre, fraqueza, dor muscular, vômito, diarreia)
b) Precaution (precaução) – Avoid not, do not,
contaminated, fluids, ebola patient (evitar, não fazer, contaminar, fuidos,
paciente do ebola).
c)
Treatment
(tratamento) – hospital treatment, vaccine, antibiotic, intravenous fluids
(tratamento hospitalar, vacina, antibióticos, fluidos intravenosos).
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***
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Respostas orais às perguntas
Leitura do texto sobre a Ebola e identificação da descrição, sintomas,
tratamento e prevenção.
Participação na oralidade ou no quadro quando pedido exemplos de
outras doenças, associando com a estrutura do texto.
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***Procedimentos metodológicos:
Para sensibilizar os alunos, o gênero é resgatado de outras
aulas. O professor conduz o gênero até o tema com a pergunta. “Como você acha
que seria um texto informativo sobre alguma doença?” Um texto informativo sobre
doença deve conter: a descrição da doença (o que é), os sintomas, precaução e
tratamento.
O quadro é dividido em partes. Nesta atividade, em pares, os alunos devem
pensar em uma doença e após isso reportar para o professor qual seriam os
sintomas, a precaução e o tratamento etc. O
professor pode dar um exemplo: Chickenpox, red rashes, no contact with someone
infected, see the doctor (catapora, manchas vermelhas, evitar contato com
infectados, procurar um médio).
Uma vez com o vocabulário no quadro, o professor pode
trabalhar o texto.
Texto sobre o vírus da Ebola– Trabalhado com a ajuda do
professor e das estratégias de leitura. O intuito é fazer com que eles
trabalharem a sós ou em dupla, analisando o que está no texto e está no quadro,
ou seja, vendo as diferenças e semelhanças. Com três parágrafos o texto se dividia de acordo com as etapas escritas
no quadro (Sintoma, tratamento, precaução)
Após isso, no quadro o professor deve escrever o que os
alunos dirão, no caso sobre o Ebola, fechando a aula com várias doenças.
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