UFPB-
PIBID – Letras- Inglês- PLANO DE AULA 18
TEMA: Bullying
OBJETIVO GERAL: exercitar
o tema Bullying, através do jogo de
tabuleiro, trabalhando as práticas de leitura e interpretação buscando também
desenvolver o letramento crítico dos alunos.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Ativar os
conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.
Trabalhar as
três estruturas no imperativo no desempenho de funções. Praticar o listening e o understand.
Desenvolver a
criticidade do aluno.
|
Vocabulário
referente ao tema
Go forward, go back e miss a turn
|
Para começar a aula o professor relembra os alunos as
aulas anteriores acerca das atitudes de bullying. Em seguida, o professor
explica que os alunos participaram de um jogo de tabuleiro, para depois pedir
a eles formarem 6 grupos, com os grupos formados o professor entrega os
materiais a cada grupo. Então, começa explicando as regras do jogo,
demonstrando-as no quadro.
Em seguida, o professor explica as palavras de ordens
fundamentais para o bom caminhar do jogo e entendimento das regras pelos
alunos, o professor pode exemplificar as ordens convidando alguns alunos e
pedi-los a se movimentarem de acordo com a ordem dada pelo professor, go forward one or two or three places, go
back one or two or three places e miss
a turn. Dando sequência a aula o professor pede que os alunos leiam em
silencio todos os cartões, após leitura o professor pergunta se os alunos
entenderam além das frases no imperativo, conselhos que o jogo traz para
conscientizar os alunos. Assim, o aluno que tirar um comando de bullying ele sofrerá uma penalidade e
se ele tirar uma ação positiva será recompensado e avançará no jogo.
Ao termino da atividade o professor pergunta ao alunos se
eles conhecem atos de bullying na
escola? alguns dos cartões retrata o bullying?
e que não deve mais acontecer? E qual cartão com ações positivas deve ser
adotado para minimizar o bullying na escola?
|
6
tabuleiros, 96 cartões, 6 dados, 6 peças coloridas (jogadores),
|
Os
alunos estarão aptos a refletirem criticamente acerca do tema bullying na escola.
.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário