quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Resumo ENALIC_O PIBID como espaço de construção de saberes docentes

Eixo Temático: Ensino aprendizagem e formação de professores

O PIBID como espaço de construção de saberes docentes para a educação inclusiva em língua inglesa: desafios e possibilidades para a formação de professores



Juliana Barbosa dos SANTOS
Universidade Federal da Paraíba-UFPB


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas. Consequência da inserção do subprojeto Letras-inglês em uma escola de Ensino médio na cidade de João Pessoa, este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para a avaliação do atual projeto pedagógico de curso Letras Inglês (PPC) da UFPB, levando em consideração a demanda de saberes necessários à prática dos bolsistas, professores em formação, durante o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem em língua inglesa na escola. Dentre essa demanda de conhecimentos indispensáveis, está o ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com necessidades especiais, mais especificamente, alunos com deficiência visual, habilidade indispensável para um professor no atual cenário educacional brasileiro. A prática docente realizada no âmbito do PIBID vem evidenciando a carência, por parte dos professores em formação, de saberes docentes (TARDIF, 2014) que lhes auxiliem perante as dificuldades para atender a política de inclusão (LDB 2013). Considerando a universidade como responsável pela formação de professores (PIMENTA, 2004), este trabalho sugere a necessidade de reavaliação do PPC de Letras Inglês sob uma perspectiva de formação de professores, que privilegie tanto a formação teórico-acadêmica, quanto os saberes docentes, considerados necessários para o exercício da docência.


Palavras-chave: saberes docentes; projeto pedagógico de curso (PPC); formação de professores; política de inclusão; língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário