SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores: Eduardo
Oliveira, João Francisco, Maria do Socorro e Raíssa Pê
TEMA: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
OBJETIVO: FORMAR
LEITOR CRÍTICO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
CONTEÚDO:
ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS; IMPERATIVO: uso e função
RECURSOS DIDÁTICOS: ANÚNCIOS
PUBLICITÁRIOS, COLA, TESOURA, MOLDES DE OBJETOS EM CARTOLINA GUACHE, FOLHAS DE CARTOLINA,
PINCEL ATÔMICO, QUADRO BRANCO,
DICIONÁRIOS
METODOLOGIA:
AULA 01 e 02 ou AULAS
GEMINADAS
Na primeira aula o tema será
introduzido aos alunos na forma de uma discussão.
Após a apresentação a turma, será
escrito no quadro branco a palavra ADVERTISING e em seguida será perguntado aos
alunos o que eles imaginam que significa esta palavra. Caso alguém já conheça a
palavra, o momento será propício para o uso das perguntas norteadoras sobre o
tema da atividade, caso não o
significado pode ser inferido através de outro conhecimento prévio dos alunos
como por exemplo ; que tipos de texto eles conhecem? quando eles param para ler
algo(revista ou jornal) que tipos de texto eles encontram lá? ou qual a melhor
maneira de fazer com que o máximo possível de pessoas saiba de algo que eu
queira e considere esse algo
interessante? (são só sugestões, mas acho que possivelmente existem perguntas melhor direcionadas).
Após esse primeiro momento de
resgate do conceito da palavra-chave da atividade serão feitas as seguintes
perguntas:
- Você costumam ler ADVERTISINGS?
Provavelmente muitos vão dizer que não.
- Para que vocês acham que serve
o ADVERTISING? Muitos provavelmente dirão que é para vender algo, dizer que
você precisa de algo etc. Nesse momento os verbos citados pelos alunos devem
ser agrupados no quadro como convergindo para um objetivo geral:
vender ( TO SELL), convencer (TO CONVINCE) PERSUADIR
(TO PERSUADE), dizer ( TO SAY), expressar necessidade ( TO
EXPRESS NEEDS)
No entanto,TO PERSUADE não é o
único objetivo, em primeiro lugar está
persuadir, em segundo lugar vem informar
(to inform), pois o gênero anúncio também é fonte de informação.
Obs: Professor ao citar elencar os verbos questione os alunos sobre
o tempo verbal dos verbos nos anúncios tentando fazê-los inferir sobre o por
que desta escolha.
Em seguida, o professor comunica
aos alunos que existem vários tipos de
anúncio: Product advertising
(anúncio de produto), Service
advertising ( anúncio de serviço), Charity advertising (anúncio de caridade) e Information advertising ( anúncio
informativo). e que nesta aula iremos entender como funcionam os anúncios de
produto.
Para dar prosseguimento o
professor pode usar um anúncio impresso e perguntar aos alunos o que mais
chamou sua atenção no anúncio, alguns podem dizer que é o slogan, ou a cor de
fundo do anúncio, ou as imagens associadas ao anúncio etc. Nesse momento o
professor deve construir junto com os alunos um mapa mental (mind map) das características dos
anúncios. O que o professor precisa saber antes de entrar nas características
com os alunos:
- Todo anúncio tem um alvo(target audience), uma função (a function) e um anunciante (advertiser).
- Design é a forma como são
encaixados o slogan, a imagem (image),
texto (copy) e a logomarca (logo).
- Anúncios usam estereótipos
culturais ( cultural stereotypes)
para que o público alvo associe coisas boas ao produto ou serviço.
- A linguagem é frequentemente coloquial e o tom é
informal.
- O slogan é essencial por que é
a parte do anúncio que vai se fixar na mente do público.
- O estilo pode ser caracterizado
pelo uso de metáforas (metaphors),
simbolismos (symbolism), animação ou
personificação de objetos e ambiguidade
que são conhecidos como artifícios literários da publicidade. Outro caminho
seria listar especificas características do produto, comparar com outros
produtos ou repetir pontos chave da marca do produto, sendo estes recurso
retóricos.
- Os estilos citados acima está
diretamente ligados as técnicas de venda do produto (selling techniques) cuja abordagem
(approach) pode ser baseada
no produto (product-based)RR, na
audiência(audience-based)RL ou no
impacto (impact-based)RL.
Estando ciente dessas informações
pode-se fazer a seguinte pergunta aos alunos.
- O que vocês acham que são as
principais características dos anúncios de produtos?
Agora que os alunos estão cientes
das características gerais, pode ser comentado com os alunos os tipos de
anúncio de produtos: Classified advert.
(classificados) que são produzidos para pessoas que sabem o que estão
procurando. Point-of-sale advert;
(anúncio de ponto de venda), cartazes colocados em entrada de lojas e outras
estabelecimentos para divulgar produtos e serviços; direct mail (mala direta) produtos oferecidos por meio de
correspondência; television product
advert. ( anúncios de tv), predominantemente visual, fazem uso do mesmo
slogan e design de anúncios impressos de revistas e jornais e print advert. ( anúncios impressos).
Para concluir , eu sugiro um
exercício de classificação, em que os alunos em dupla ou em grupos classificariam um anúncio por tipo e por
abordagem. Aos alunos seriam entregas diferentes anúncios: classificados,
anúncios de ponto de venda, anúncios de revista etc.
Obs.: o ideal seria que este
primeiro momento da sequência seja aplicado em aula geminada, caso não seja
possível, que na primeira aula sejam abordados
a função, o alvo e o anunciante e na aula seguinte as características e
o tipo d anúncio. Para o primeiro momento sugiro como avaliação análise de
anúncios com intenção de identificar sua função e seu público alvo.
AULA 03
Na aula seguinte conduziríamos a
aula no estilo de uma oficina de criação publicitária. traremos moldes dos produtos
sugeridos e discutidos na apresentação anterior.
Após uma breve revisão dos
conceitos discutidos nas aulas anteriores através de perguntas como: Vocês lembram do tema de nosso último
encontro? Lembram o que vocês acharam mais interessante? etc.. Explicamos aos
alunos que nesta aula iremos produzir nosso próprio anúncio e neste momento
existem dois caminhos para o professor seguir:
-
Apresentar aos alunos moldes pré-elaborados com o formato de objetos
conhecidos por todos e pedir que os alunos criem uma estratégia para vender
aquele produto e tal estratégia deve levar em conta em primeiro lugar seu alvo (target), sua função(function)
e seu anunciante (advertiser), ou
seja, para quem , por que e de quem é o produto que pretende ser
comercializado, para consequentemente decidir qual abordagem (approach) e design serão adotados. Os
moldes podem ser colocados em uma caixa
para que cada grupo de alunos sorteie um molde. A incerteza prévia sobre
qual produto será trabalhado como
desafio comum a todos os grupos confere um caráter lúdico a atividade.
- Outra forma de abordar é
simplesmente sugerir que os alunos escolham um produto que tenham em mente e
usem sua criatividade baseada nos conceitos vistos nas aulas anteriores.
Ao professor é interessante
sugerir aos alunos que equipes de criação são geralmente compostas por dois
tipos de profissionais: artistas (responsáveis
pelo visual; equipe criativa) e técnicos (responsáveis pela identificação
de tendências), delegar tarefas específicas aos membros de cada equipe estimula
o trabalho cooperativo (percepção que tudo depende da harmonia do grupo) como
também a valorização da autoestima ( a percepção de que se tem um papel no
grupo).
Inicialmente pediremos a eles que escrevam
numa folha frases persuasivas que eles considerassem que pudessem influenciar pessoas por meio dos anúncios e nas palavras deles buscaríamos equivalentes
em língua inglesa, quando houvessem frases o suficiente para escolha, o grupo
deveria votar entre seus componentes qual sua favorita e aí se iniciaria a
confecção dos anúncios.
AULA 04
Esta aula pode ser uma extensão
da aula anterior, sendo que o tema dos anúncios iria migrar de produto para
informação e vários temas transversais podem ser explorados nesta extensão:
- combate ao racismo
- fim da evasão escolar
- fim do preconceito em todas as
suas formas
- vamos salvar nosso planeta do
efeito estufa
- faça de um livro seu melhor
amigo etc..
AULA 05
Neste último encontro todos os
trabalhos devem ser exibidos na forma de uma exposição de arte, em que todos os
trabalhos receberiam uma pontuação dada pelos visitantes (alunos da turma,
funcionários da escola, outros alunos) e ao final da exposição um prêmio seria
dado ao melhor trabalho (um pequeno troféu, uma medalha, ou uma faixa feita de
papel crepom).
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