sábado, 6 de dezembro de 2014

Sequência Didática - Anúncio Publicitário


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores: Eduardo Oliveira, João Francisco, Maria do Socorro e Raíssa Pê
TEMA:  ANÚNCIO PUBLICITÁRIO 
OBJETIVO: FORMAR LEITOR CRÍTICO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO 
CONTEÚDO: ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS; IMPERATIVO: uso e função
RECURSOS DIDÁTICOS: ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, COLA, TESOURA, MOLDES DE OBJETOS EM CARTOLINA GUACHE, FOLHAS DE CARTOLINA, PINCEL  ATÔMICO, QUADRO BRANCO, DICIONÁRIOS
METODOLOGIA:
AULA 01 e 02 ou AULAS GEMINADAS
Na primeira aula o tema será introduzido aos alunos na forma de uma discussão.
Após a apresentação a turma, será escrito no quadro branco a palavra ADVERTISING e em seguida será perguntado aos alunos o que eles imaginam que significa esta palavra. Caso alguém já conheça a palavra, o momento será propício para o uso das perguntas norteadoras sobre o tema da atividade, caso não  o significado pode ser inferido através de outro conhecimento prévio dos alunos como por exemplo ; que tipos de texto eles conhecem? quando eles param para ler algo(revista ou jornal) que tipos de texto eles encontram lá? ou qual a melhor maneira de fazer com que o máximo possível de pessoas saiba de algo que eu queira  e considere esse algo interessante? (são só sugestões, mas acho que possivelmente existem  perguntas melhor direcionadas).
Após esse primeiro momento de resgate do conceito da palavra-chave da atividade serão feitas as seguintes perguntas:
- Você costumam ler ADVERTISINGS?  Provavelmente  muitos vão dizer que não.
- Para que vocês acham que serve o ADVERTISING? Muitos provavelmente dirão que é para vender algo, dizer que você precisa de algo etc. Nesse momento os verbos citados pelos alunos devem ser agrupados no quadro como convergindo para um objetivo geral:
vender ( TO SELL), convencer     (TO CONVINCE)  PERSUADIR (TO PERSUADE), dizer ( TO SAY), expressar necessidade ( TO EXPRESS NEEDS)
No entanto,TO PERSUADE não é o único objetivo, em primeiro lugar  está persuadir, em segundo lugar  vem informar (to inform), pois o gênero anúncio também é fonte de informação.
Obs: Professor ao citar elencar os verbos questione os alunos sobre o tempo verbal dos verbos nos anúncios tentando fazê-los inferir sobre o por que desta escolha.
Em seguida, o professor comunica aos alunos que existem vários  tipos de anúncio: Product advertising (anúncio de produto), Service advertising ( anúncio de serviço), Charity  advertising (anúncio de caridade) e Information advertising ( anúncio informativo). e que nesta aula iremos entender como funcionam os anúncios de produto.
Para dar prosseguimento o professor pode usar um anúncio impresso e perguntar aos alunos o que mais chamou sua atenção no anúncio, alguns podem dizer que é o slogan, ou a cor de fundo do anúncio, ou as imagens associadas ao anúncio etc. Nesse momento o professor deve construir junto com os alunos um mapa mental (mind map) das características dos anúncios. O que o professor precisa saber antes de entrar nas características com os alunos:
- Todo anúncio tem um alvo(target audience), uma função (a function) e um anunciante (advertiser).
- Design é a forma como são encaixados o slogan, a imagem (image), texto (copy) e  a logomarca (logo).
- Anúncios usam estereótipos culturais ( cultural stereotypes) para que o público alvo associe coisas boas ao produto ou serviço.
- A linguagem  é frequentemente coloquial e o tom é informal.
- O slogan é essencial por que é a parte do anúncio que vai se fixar na mente do público.
- O estilo pode ser caracterizado pelo uso de metáforas (metaphors), simbolismos (symbolism), animação ou personificação  de objetos e ambiguidade que são conhecidos como artifícios literários da publicidade. Outro caminho seria listar especificas características do produto, comparar com outros produtos ou repetir pontos chave da marca do produto, sendo estes recurso retóricos.
- Os estilos citados acima está diretamente ligados as técnicas de venda do produto (selling techniques) cuja abordagem  (approach) pode ser baseada no produto (product-based)RR, na audiência(audience-based)RL ou no impacto (impact-based)RL.
Estando ciente dessas informações pode-se fazer a seguinte pergunta aos alunos.
- O que vocês acham que são as principais características dos anúncios de produtos?
Agora que os alunos estão cientes das características gerais, pode ser comentado com os alunos os tipos de anúncio de produtos: Classified advert. (classificados) que são produzidos para pessoas que sabem o que estão procurando. Point-of-sale advert; (anúncio de ponto de venda), cartazes colocados em entrada de lojas e outras estabelecimentos para divulgar produtos e serviços; direct mail (mala direta) produtos oferecidos por meio de correspondência; television product advert. ( anúncios de tv), predominantemente visual, fazem uso do mesmo slogan e design de anúncios impressos de revistas e jornais e print advert. ( anúncios impressos).
Para concluir , eu sugiro um exercício de classificação, em que os alunos em dupla ou em grupos  classificariam um anúncio por tipo e por abordagem. Aos alunos seriam entregas diferentes anúncios: classificados, anúncios de ponto de venda, anúncios de revista etc.
Obs.: o ideal seria que este primeiro momento da sequência seja aplicado em aula geminada, caso não seja possível, que na primeira aula sejam abordados  a função, o alvo e o anunciante e na aula seguinte as características e o tipo d anúncio. Para o primeiro momento sugiro como avaliação análise de anúncios com intenção de identificar sua função e seu público alvo.
AULA 03
Na aula seguinte conduziríamos a aula no estilo de uma oficina de criação publicitária. traremos moldes dos produtos sugeridos e  discutidos  na apresentação anterior. 
Após uma breve revisão dos conceitos discutidos nas aulas anteriores através de perguntas  como: Vocês lembram do tema de nosso último encontro? Lembram o que vocês acharam mais interessante? etc.. Explicamos aos alunos que nesta aula iremos produzir nosso próprio anúncio e neste momento existem dois caminhos para o professor seguir:
-  Apresentar aos alunos moldes pré-elaborados com o formato de objetos conhecidos por todos e pedir que os alunos criem uma estratégia para vender aquele produto e tal estratégia deve levar em conta em primeiro lugar  seu alvo (target), sua função(function) e seu anunciante (advertiser), ou seja, para quem , por que e de quem é o produto que pretende ser comercializado, para consequentemente decidir qual abordagem (approach) e design serão adotados. Os moldes podem ser colocados em uma caixa  para que cada grupo de alunos sorteie um molde. A incerteza prévia sobre qual produto será trabalhado  como desafio comum a todos os grupos confere um caráter lúdico a atividade.
- Outra forma de abordar é simplesmente sugerir que os alunos escolham um produto que tenham em mente e usem sua criatividade baseada nos conceitos vistos nas aulas anteriores.
Ao professor é interessante sugerir aos alunos que equipes de criação são geralmente compostas por dois tipos de profissionais: artistas (responsáveis  pelo visual; equipe criativa) e técnicos (responsáveis pela identificação de tendências), delegar tarefas específicas aos membros de cada equipe estimula o trabalho cooperativo (percepção que tudo depende da harmonia do grupo) como também a valorização da autoestima ( a percepção de que se tem um papel no grupo).
 Inicialmente pediremos a eles que escrevam numa folha frases persuasivas que eles considerassem que  pudessem influenciar pessoas por meio dos anúncios  e nas palavras deles buscaríamos equivalentes em língua inglesa, quando houvessem frases o suficiente para escolha, o grupo deveria votar entre seus componentes qual sua favorita e aí se iniciaria a confecção dos anúncios.
AULA 04
Esta aula pode ser uma extensão da aula anterior, sendo que o tema dos anúncios iria migrar de produto para informação e vários temas transversais podem ser explorados nesta extensão:
- combate ao racismo
- fim da evasão escolar
- fim do preconceito em todas as suas formas
- vamos salvar nosso planeta do efeito estufa
- faça de um livro seu melhor amigo etc..
AULA 05
Neste último encontro todos os trabalhos devem ser exibidos na forma de uma exposição de arte, em que todos os trabalhos receberiam uma pontuação dada pelos visitantes (alunos da turma, funcionários da escola, outros alunos) e ao final da exposição um prêmio seria dado ao melhor trabalho (um pequeno troféu, uma medalha, ou uma faixa feita de papel crepom).





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