Objeto educacional
Eixo: Letramentos e tecnologias
educacionais
Título:A UTILIZAÇÃO DE UM VLOG COMO OBJETO EDUCACIONAL DE LÍNGUA
INGLESA
Juliana Souza Cavalcanti da Silveira
Edilson Teixeira Barbosa Filho
Universidade Federal da Paraíba
Objetivo: Apresentar a língua
inglesa de forma simples e interativa, através da produção e do trabalho
pedagógico com um vídeo-blog (vlog),
de forma a motivar os alunos a observar a língua inglesa em uso, a partir das
situações reais apresentadas e, posteriormente, utilizar as práticas de
linguagem sugeridas no vlog com seus
próprios colegas.
Público-alvo: alunos do Ensino Médio
Componente Curricular: Língua Inglesa
Tema: Apresentação e troca de informações pessoais
Descrição:
Esse
resumo se refere a um objeto educacional produzido no contexto do subprojeto
Letras – Inglês da Universidade Federal da Paraíba e utilizado em uma escola de
nível médio de João Pessoa/ PB. O objeto em questão tem o formato de um vídeoblog ou vlog e se insere nas mais variadas tecnologias de informação e
comunicação (TICs) utilizadas contemporaneamente na educação. As TICs vêm sendo
utilizadas na educação como material didático de forma a motivar os alunos a se
envolverem na aprendizagem de diversas disciplinas, e também de língua inglesa.
Algumas ferramentas das TICs mais populares no contexto educacional são:
paginas do Facebook, blogs e vlog. Vlog ou vídeoblog é um espaço virtual onde se pode compartilhar
ideias em forma de vídeo. Normalmente isto é feito através do Youtube, TVuol e Vimideo.
Escolhemos usar o vlog com o intuito
de ter uma ferramenta mais atrativa ao aluno e que permita não apenas exibir o
vídeo em sala de aula, mas também em outros ambientes, como em casa, por
exemplo, já que a maioria dos jovens da escola-campo acessa constantemente o Facebook e outras redes sociais, como
constatamos durante nossa permanência na escola-campo. Partindo da hipótese de
que o vlog poderia atrair a atenção
dos alunos para a língua inglesa, foi planejada a criação de vídeos com o
objetivo de apresentar a língua inglesa de forma simples e interativa. Nosso
objetivo foi motivar os alunos a observar situações reais de uso da língua inglesa
a partir do vlog, com práticas de
linguagem que os alunos possam posteriormente utilizar com seus próprios
colegas. O vlog, originalmente
voltado para os alunos da escola, foi acessado por outros usuários do Facebook e do Youtube, expandindo o seu poder de alcance para além do contexto
escolar. A produção desse objeto educacional e o interesse dos alunos na língua
a partir da utilização do mesmo no processo pedagógico da escola revelaram que
os recursos tecnológicos da atualidade têm um potencial educacional ainda pouco
explorado, particularmente no ensino de línguas estrangeiras.
Palavras
chave: Objeto educacional, vlog,
línguas estrangeiras.
Orientadora:
Profa. Dra. Angélica Araújo de Melo Maia
Subprojeto
PIBID Letras-Inglês/ Universidade Federal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário