sábado, 6 de dezembro de 2014

Plano de Aula - O uso da internet e como ela nos ajuda a perceber o inglês em nossa volta.



Padre Hildon Bandeira
Plano de aula
Professores: Edilson Teixeira Barbosa Filho & José Moacir Rodrigues
Ano: 3º Ano Ensino Médio
Tema: O uso da internet e como ela nos ajuda a perceber o inglês em nossa volta.
Objetivo geral: Fazer com que os alunos tenham uma noção de como seriam suas vidas sem a internet e, também, perceber como ela nos ajuda a aprender/trazer o inglês para perto das nossas realidades.



Objetivos 
específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
• Tornar os alunos capazes de compreender vocabulários que girem em torno da internet
• Permitir que os alunos reconheçam o fenômeno do “Estrangeirismo”
• Estrangeirismo
• Internet & Palavras provindas da internet
• Adjetivos
• Antônimos e Sinônimos

* (ver abaixo)
• Lápis
• Quadro
• Projetor
• Video “O mundo sem internet” do canal “Fatos Desconhecidos”
Avaliação será feita no decorrer da aula durante a aplicação da dinâmica de preenchimento de lacunas e por meio de perguntas ao final da aula sobre o tema abordado.



* Procedimentos Metodológicos:
• Introdução do assunto através do vídeo “O mundo sem internet” do canal “Fatos Desconhecidos”.
• Introdução às palavras aprendidas (ou incorporadas à língua portuguesa) por causa da internet.
• Aplicação de um quiz (em duplas) onde os alunos terão de preencher papéis com duas palavras em inglês que eles viram na internet.
• Aplicação de atividade onde os alunos terão de completar lacunas usando as palavras que eles colocaram nos pedaços de papel. A sala   será dividida em dois grupos, onde cada grupo terá de escolher um representante que virá até a frente do quadro, usando de lápis piloto, para completar as lacunas. Quem completar primeiro e com menos erro “vence”.
• Na segunda aula, aplicaremos um questionário baseado no vídeo da primeira aula.
• Realização de questionário onde os alunos teriam de responder, usando de adjetivos (escritos no quadro) como seriam suas vidas sem a internet e como ela é com a internet.
• Verificação da descrição dos alunos – a fim de explicar um pouco sobre Antônimos e Sinônimos – onde estes teriam de responder se suas vidas seriam iguais ou diferentes sem a internet.
• Distribuição de uma tabela (com as letras do alfabeto). Os alunos teriam de levá-las para casa e caçar palavras aprendidas na internet a fim de permitir a realização de uma dinâmica futura.
• Na terceira aula, recolheremos as palavras escritas, retomando, brevemente, os assuntos aplicados nas duas últimas aulas.
• Explicação das regras da dinâmica da aula; Os alunos participarão de um “duelo” onde eles só poderão usar as palavras que eles escreveram. Antes do inicio das “batalhas” os alunos sortearão a letra (como na brincadeira “Adedonha”). Cada palavra diferente ganha 10 pontos e cada palavra igual ganha 5. Quem tiver mais palavras, ganha o jogo, onde os alunos tem de dizer as palavras como se fossem os feitiços de “Harry Potter”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário