Padre Hildon Bandeira
Plano de aula
Professores: Edilson Teixeira Barbosa
Filho & José Moacir Rodrigues
Ano: 3º Ano Ensino Médio
Tema: O uso da internet e como ela nos ajuda a perceber o inglês
em nossa volta.
Objetivo geral: Fazer com que os alunos tenham uma noção de como seriam suas vidas sem a internet e, também, perceber como ela nos ajuda a aprender/trazer o inglês para perto das nossas realidades.
Objetivo geral: Fazer com que os alunos tenham uma noção de como seriam suas vidas sem a internet e, também, perceber como ela nos ajuda a aprender/trazer o inglês para perto das nossas realidades.
Objetivos
específicos |
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
• Tornar os alunos capazes de compreender vocabulários que girem
em torno da internet
• Permitir que os alunos reconheçam o fenômeno do
“Estrangeirismo”
|
• Estrangeirismo
• Internet & Palavras provindas da internet
• Adjetivos
• Antônimos e Sinônimos
|
* (ver abaixo)
|
• Lápis
• Quadro
• Projetor
• Video “O mundo sem internet” do canal “Fatos Desconhecidos”
|
Avaliação será feita no decorrer da aula durante a aplicação da
dinâmica de preenchimento de lacunas e por meio de perguntas ao final da aula
sobre o tema abordado.
|
* Procedimentos Metodológicos:
• Introdução do assunto através do vídeo “O mundo sem internet” do canal “Fatos Desconhecidos”.
• Introdução às palavras aprendidas (ou incorporadas à língua portuguesa) por causa da internet.
• Aplicação de um quiz (em duplas) onde os alunos terão de preencher papéis com duas palavras em inglês que eles viram na internet.
• Aplicação de atividade onde os alunos terão de completar lacunas usando as palavras que eles colocaram nos pedaços de papel. A sala será dividida em dois grupos, onde cada grupo terá de escolher um representante que virá até a frente do quadro, usando de lápis piloto, para completar as lacunas. Quem completar primeiro e com menos erro “vence”.
• Na segunda aula, aplicaremos um questionário baseado no vídeo da primeira aula.
• Realização de questionário onde os alunos teriam de responder, usando de adjetivos (escritos no quadro) como seriam suas vidas sem a internet e como ela é com a internet.
• Verificação da descrição dos alunos – a fim de explicar um pouco sobre Antônimos e Sinônimos – onde estes teriam de responder se suas vidas seriam iguais ou diferentes sem a internet.
• Distribuição de uma tabela (com as letras do alfabeto). Os alunos teriam de levá-las para casa e caçar palavras aprendidas na internet a fim de permitir a realização de uma dinâmica futura.
• Na terceira aula, recolheremos as palavras escritas, retomando, brevemente, os assuntos aplicados nas duas últimas aulas.
• Explicação das regras da dinâmica da aula; Os alunos participarão de um “duelo” onde eles só poderão usar as palavras que eles escreveram. Antes do inicio das “batalhas” os alunos sortearão a letra (como na brincadeira “Adedonha”). Cada palavra diferente ganha 10 pontos e cada palavra igual ganha 5. Quem tiver mais palavras, ganha o jogo, onde os alunos tem de dizer as palavras como se fossem os feitiços de “Harry Potter”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário