Adaptação positiva
em meio às dificuldades enfrentadas no Processo de Iniciação à Docência
Eixo: Experiências PIBID e formação
de professores
Ana Beatriz de
Albuquerque Aragão CORDEIRO
Mariane Bezerra
MAIA
Universidade
Federal da Paraíba
O Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) propõe que estudantes de licenciatura tenham
a experiência de entrar em salas de aula ainda no decorrer da sua graduação e
tenham contato direto com a realidade encontrada nas escolas públicas, com
professores, alunos, coordenadores, espaço físico e métodos de ensino.
Os estudantes universitários participantes do projeto, a partir de
suas atuações e das informações levantadas sobre as condições da escola-campo,
refletem e podem intervir na realidade que encontram, juntamente com a escola e
coordenadores. Tais estudantes podem acabar enfrentando decepções e frustrações
(MUNIST et. al, 1998), podendo, inclusive, abandonar a área por não
saberem enfrentar tais problemas (MELILLO, 2005). A partir da análise de
relatos de experiência feitos por bolsistas PIBID de inglês, que atuam em
uma escola pública de ensino médio da cidade de João Pessoa, o objetivo deste
trabalho é identificar evidências de descontentamento e de expectativas, que
evidenciam tanto tentativa de enfrentamento quanto de superação de
dificuldades encontradas na escola-campo e em outras atividades envolvidas no
PIBID. Os resultados sinalizam uma sequência padrão formada por
expectativa, seguida da diminuição de entusiasmo, à medida que as dificuldades
e obstáculos surgem, como, por exemplo, falta de espaço físico, comunicação
bolsista-coordenação e bolsista-aluno, recursos, tanto didáticos como
tecnológicos, interesse dos alunos, entre outros. Acreditamos que esta pesquisa
sobre a adaptação positiva em meio às adversidades,
o que Kaplan (1999 apud INFANTE,
2005) denomina resiliência, possa contribuir na discussão sobre as experiências
formativas e o papel do PIBID na formação de professores.
Palavras-chave: PIBID-Inglês; escola
pública; relatos de experiência; dificuldades; adaptação; superação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário