domingo, 7 de dezembro de 2014

Resumo ENALIC - Adaptação positiva em meio às dificuldades enfrentadas no Processo de Iniciação à Docência

Adaptação positiva em meio às dificuldades enfrentadas no Processo de Iniciação à Docência
Eixo: Experiências PIBID e formação de professores

Ana Beatriz de Albuquerque Aragão CORDEIRO
Mariane Bezerra MAIA

Universidade Federal da Paraíba


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) propõe que estudantes de licenciatura tenham a experiência de entrar em salas de aula ainda no decorrer da sua graduação e tenham contato direto com a realidade encontrada nas escolas públicas, com professores, alunos, coordenadores, espaço físico e métodos de ensino.   Os estudantes universitários participantes do projeto, a partir de suas atuações e das informações levantadas sobre as condições da escola-campo, refletem e podem intervir na realidade que encontram, juntamente com a escola e coordenadores. Tais estudantes podem acabar enfrentando decepções e frustrações (MUNIST et. al, 1998), podendo, inclusive, abandonar a área por não saberem enfrentar tais problemas (MELILLO, 2005). A partir da análise de relatos de experiência feitos por bolsistas PIBID de inglês, que atuam em uma escola pública de ensino médio da cidade de João Pessoa, o objetivo deste trabalho é identificar evidências de descontentamento e de expectativas, que evidenciam tanto tentativa de enfrentamento quanto de  superação de dificuldades encontradas na escola-campo e em outras atividades envolvidas no PIBID.  Os resultados sinalizam uma sequência padrão formada por expectativa, seguida da diminuição de entusiasmo, à medida que as dificuldades e obstáculos surgem, como, por exemplo, falta de espaço físico, comunicação bolsista-coordenação e bolsista-aluno, recursos, tanto didáticos como tecnológicos, interesse dos alunos, entre outros. Acreditamos que esta pesquisa sobre a adaptação positiva em meio às adversidades, o que Kaplan (1999  apud INFANTE, 2005) denomina resiliência, possa contribuir na discussão sobre as experiências formativas e o papel do PIBID na formação de professores.


Palavras-chave: PIBID-Inglês; escola pública; relatos de experiência; dificuldades; adaptação; superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário