EEEFM Profª Olivina Olivia Carneiro da Cunha
Turma: 1° F e 1° A
Data: 27/08/2014
Duração da aula:
45 minutos
Número de alunos:
30
Tema: Multiples Intelligences (Inteligências Múltiplas)
Professora em formação: Sayonara Nery (PIBID)
Justificativa da temática: Nas últimas décadas, a busca pela compreensão de como se dá o processo de ensino-aprendizagem e como aprender mais e melhor cresceu assustadoramente. Isso se dá pela curiosidade do homem em tentar descobrir meios para se tornar "mais inteligente", guardando mais informações, assimilando conteúdos mais rápido etc. Para quebrar-se a ideia de que só é inteligente que tem uma pontuação 'x' nos testes de QI, Howard Gardner, através de sua Teoria, mostra que não só existem as inteligências linguística ou lógico-matemática. Ele apresenta 8 tipos de inteligências, suas particularidades e como usá-las para melhorar pontos "fracos" e continuar exercitando "pontos fortes".
Tema: Multiples Intelligences (Inteligências Múltiplas)
Professora em formação: Sayonara Nery (PIBID)
Justificativa da temática: Nas últimas décadas, a busca pela compreensão de como se dá o processo de ensino-aprendizagem e como aprender mais e melhor cresceu assustadoramente. Isso se dá pela curiosidade do homem em tentar descobrir meios para se tornar "mais inteligente", guardando mais informações, assimilando conteúdos mais rápido etc. Para quebrar-se a ideia de que só é inteligente que tem uma pontuação 'x' nos testes de QI, Howard Gardner, através de sua Teoria, mostra que não só existem as inteligências linguística ou lógico-matemática. Ele apresenta 8 tipos de inteligências, suas particularidades e como usá-las para melhorar pontos "fracos" e continuar exercitando "pontos fortes".
Objetivo
geral:
Redimensionar
o conceito de inteligência
Objetivos Específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
ü
Conhecer as
diferentes Inteligências Múltiplas inerentes ao indivíduo
ü
Associar habilidades
às inteligências múltiplas
ü
Familiarizar-se
com o vocabulário apresentado no mapa visual;
ü
Identificar a
inteligência mais desenvolvida.
|
ü Gênero: mapa
visual das inteligências múltiplas
ü Vocabulário: musical–rhythmic, visual–spatial, verbal–linguistic,
logical–mathematical, bodily–kinesthetic, interpersonal, intrapersonal,
naturalistic, intelligence, ability etc.
ü Verbos que
expressem gosto e preferências relacionadas às diversas inteligências
múltiplas (like, love, prefer etc)
|
ü Sensiblização e contextualização para o tema
ü Ativação de
conhecimento prévio sobre inteligência e redimensionamento do conceito
ü Leitura do
mapa visual das inteligências múltiplas
ü Discussão oral
para compreensão do mapa.
ü Distribuição
de inteligências múltiplas distintas para diferentes grupos
ü Associação de
habilidades às inteligências múltiplas pelos alunos por meio de seleção das
habilidades referente à inteligência múltipla
recebida pelo grupo
ü Trabalho em pequenos grupos, visando
desenvolver as inteligência interpessoal e visual espacial dos alunos.
|
ü Mapa visual impresso.
ü Cartões de
associação (habilidades e inteligências)
ü Cola
|
ü Respostas
orais no decorrer da discussão
ü Associação de
habilidades às inteligências múltiplas
|
·
Pequeno texto
para discussão com os alunos:
ANEXOS
REFERÊNCIAS:
·
LIBÂNIO, José Carlos. Didática.
São Paulo: Cortez, 1994.
·
Multiple Intelligences.
Disponível em < http://www.careernotes.ca/unit1/4-multiple-intelligences/> Acessado em 18 de ago de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário