domingo, 7 de dezembro de 2014

Plano de aula - Multiple Intelligences



EEEFM Profª Olivina Olivia Carneiro da Cunha
Turma: 1° F e 1° A
Data: 27/08/2014
Duração da aula: 45 minutos
Número de alunos: 30
Tema: Multiples Intelligences (Inteligências Múltiplas)
Professora em formação: Sayonara Nery (PIBID)
Justificativa da temática: Nas últimas décadas, a busca pela compreensão de como se dá o processo de ensino-aprendizagem e como aprender mais e melhor cresceu assustadoramente. Isso se dá pela curiosidade do homem em tentar descobrir meios para se tornar "mais inteligente", guardando mais informações, assimilando conteúdos mais rápido etc. Para quebrar-se a ideia de que só é inteligente que tem uma pontuação 'x' nos testes de QI, Howard Gardner, através de sua Teoria, mostra que não só existem as inteligências linguística ou lógico-matemática. Ele apresenta 8 tipos de inteligências, suas particularidades e como usá-las para melhorar pontos "fracos" e continuar exercitando "pontos fortes".
Objetivo geral: Redimensionar o conceito de inteligência



Objetivos Específicos
Conteúdos
Procedimentos
Recursos Didáticos
Avaliação
ü    Conhecer as diferentes Inteligências Múltiplas inerentes ao indivíduo
ü    Associar habilidades às inteligências múltiplas
ü    Familiarizar-se com o vocabulário apresentado no mapa visual;
ü    Identificar a inteligência mais desenvolvida.
ü    Aprender vocabulário e ações referente às habilidades



ü  Gênero: mapa visual das inteligências múltiplas
ü  Vocabulário: musical–rhythmic, visual–spatialverbal–linguistic, logical–mathematical, bodily–kinesthetic, interpersonal, intrapersonal, naturalistic, intelligence, ability etc.
ü  Verbos que expressem gosto e preferências relacionadas às diversas inteligências múltiplas (like, love, prefer etc)
ü  Sensiblização  e contextualização para o tema
ü  Ativação de conhecimento prévio sobre inteligência e redimensionamento do conceito
ü  Leitura do mapa visual das inteligências múltiplas
ü  Discussão oral para compreensão do mapa.
ü  Distribuição de inteligências múltiplas distintas para diferentes grupos
ü  Associação de habilidades às inteligências múltiplas pelos alunos por meio de seleção das habilidades  referente à inteligência múltipla recebida pelo grupo
ü   Trabalho em pequenos grupos, visando desenvolver as inteligência interpessoal e visual espacial dos alunos.
ü  Mapa visual  impresso.
ü  Cartões de associação (habilidades e inteligências)
ü  Cola

ü  Respostas orais no decorrer da discussão
ü  Associação de habilidades às inteligências múltiplas














·        Pequeno texto para discussão com os alunos:
 ANEXOS





















REFERÊNCIAS:

·         LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
·         Multiple Intelligences. Disponível em < http://www.careernotes.ca/unit1/4-multiple-intelligences/>  Acessado em 18 de ago de 2014. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário