DANTAS, Giuseppe Andrew Ferreira (bolsista)
SANTOS, Juliana Barbosa
(bolsista)
SOUSA E SILVA, Magna Rafaela (bolsista)
DOURADO, Maura Regina (coordenadora/orientadora)
CCHLA – Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
DLEM – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
PIBID – Subprojeto Letras-Inglês
O Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB) promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas
públicas. Consequência da inserção do subprojeto Letras-inglês em uma escola de
Ensino médio na cidade de João Pessoa, este trabalho tem como objetivo fornecer
subsídios para a avaliação do atual projeto pedagógico de curso Letras Inglês
(PPC) da UFPB, levando em consideração a demanda de saberes necessários à
prática dos bolsistas, professores em formação, durante o desenvolvimento das
atividades de ensino-aprendizagem em língua inglesa na escola. Dentre essa
demanda de conhecimentos indispensáveis, está o ensino-aprendizagem de língua
inglesa para alunos com necessidades especiais, mais especificamente, alunos
com deficiência visual, habilidade indispensável para um professor no atual
cenário educacional brasileiro. A prática docente realizada no âmbito do PIBID
vem evidenciando a carência, por parte dos professores em formação, de saberes
docentes (TARDIF, 2014) que lhes auxiliem perante as dificuldades para atender
a política de inclusão (LDB 2013). Considerando a universidade como responsável
pela formação de professores (PIMENTA, 2004), este trabalho sugere a
necessidade de reavaliação do PPC de Letras Inglês sob uma perspectiva de
formação de professores, que privilegie tanto a formação teórico-acadêmica,
quanto os saberes docentes, considerados necessários para o exercício da
docência.
Palavras-chave: saberes docentes; projeto
pedagógico de curso (PPC); formação de professores; política de inclusão;
língua inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário