domingo, 7 de dezembro de 2014

Resumo ENID_ O PIBID COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA



DANTAS, Giuseppe Andrew Ferreira (bolsista)
SANTOS, Juliana Barbosa (bolsista)
SOUSA E SILVA, Magna Rafaela (bolsista)
DOURADO, Maura Regina (coordenadora/orientadora)
CCHLA – Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
DLEM – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
PIBID – Subprojeto Letras-Inglês

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas. Consequência da inserção do subprojeto Letras-inglês em uma escola de Ensino médio na cidade de João Pessoa, este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para a avaliação do atual projeto pedagógico de curso Letras Inglês (PPC) da UFPB, levando em consideração a demanda de saberes necessários à prática dos bolsistas, professores em formação, durante o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem em língua inglesa na escola. Dentre essa demanda de conhecimentos indispensáveis, está o ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com necessidades especiais, mais especificamente, alunos com deficiência visual, habilidade indispensável para um professor no atual cenário educacional brasileiro. A prática docente realizada no âmbito do PIBID vem evidenciando a carência, por parte dos professores em formação, de saberes docentes (TARDIF, 2014) que lhes auxiliem perante as dificuldades para atender a política de inclusão (LDB 2013). Considerando a universidade como responsável pela formação de professores (PIMENTA, 2004), este trabalho sugere a necessidade de reavaliação do PPC de Letras Inglês sob uma perspectiva de formação de professores, que privilegie tanto a formação teórico-acadêmica, quanto os saberes docentes, considerados necessários para o exercício da docência.

Palavras-chave: saberes docentes; projeto pedagógico de curso (PPC); formação de professores; política de inclusão; língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário