domingo, 7 de dezembro de 2014

Plano de aula oficina 2 - Falando de si e regras da sala de aula

TEMA: Apresentações: Falando de si e regras da sala de aula
OBJETIVO GERAL: Socializar-se com o professor e com outros alunos, estabelecer regras da sala de aula e adquirir conhecimentos sobre como cumprimentar as pessoas em inglês .


Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
1 Socializar com os outros alunos e o professor e desenvolver a habilidades de escuta  e fala voltadas para expressões de  saudação/despedida (10’)




2 Estabelecer regras para a sala de aula e compreender verbos básicos da sala de aula no imperativo
(40’)








Música: Hello/ goodbye







Regras para a sala de aula/verbos básicos da sala de aula no imperativo

O professor toca a música uma vez, pergunta as aos alunos as palavras que eles entenderam. Em seguida, escreve a letra no quadro e explica a dinâmica. Em seguida, o professor distribui plaquinhas com os nomes “ hello” e “goodbye” e explica  que cada vez que a palavra parecer na música, eles tem que levantar a plaquinha que possuírem.
Variação: O professor coloca os alunos para andar na sala , escutando a música. Quando eles escutarem as palavras GO e hello , eles andam , e quando eles escutarem as palavras STOP e goodbye, eles devem parar.
O professor divide os alunos em 4 grupos e explica que colocará no quadro uma placa verde  e uma vermelha. Em seguida explicará sobre a necessidade de se seguirem algumas regras em sala de aula para que o curso funcionee os alunos aprendam a falar.

Cada grupo recebe um conjunto de 8 imagens que se referem a regras da sala de aula  e decidem se a regra se refere a algo para ser feito (coluna verde) ou algo para não ser feito (coluna vermelha)

Cada grupo recebe uma folha dividida em duas colunas e coloca a figura do lado apropriado de acordo com o exemplo dado no quadro. Ao checar as respostas o professor coloca os verbos no quadro e pedem para os alunos repetirem, mas pede que os alunos só escutem e decorem, sem escrever as palavras.

Na segunda fase da atividade, o professor mostra figura e testa se os alunos decoraram o verbo associado com cada figura.

Por último o professor faz um bingo onde cada grupo fica só com 5 figuras. Cada vez que o professor grita o verbo o aluno vai separando a figura referente. Ganha o grupo em que todas as figuras sejam chamadas primeiro.
Aparelho de som com música em inglês/ conjunto de 9 placas com hello e 9 com goodbye




4 conjuntos de 8 gravuras que demonstrem algumas regras da sala de aula para os alunos jogarem um jogo da memória + placa verde e vermelha
Os alunos saberão cumprimentar/ se despedirdos colegas.






Os alunos saberão distinguir os 8 verbos estudados e estarão conscientes das regras da sala de aula

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