PLANO
DE AULA 16
TEMA: Bullying
OBJETIVO GERAL: Conscientizar-se sobre o direito
mútuo entre as pessoas com foco no combate ao bullying, através do trabalho linguístico com um texto do gênero‘’placa’’ “sign”, priorizando o uso da língua inglesa.
Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos alunos, trabalhando práticas de fala
que focam na expressão de opiniões.
Objetivos específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
1. Ativação do conhecimento
prévio e engajamento dos alunos para com o tema;
2. Trabalhar o vocabulário para
relatar situações cotidianas de bullying
em inglês;
2ª. PARTE DA AULA
Promover a reflexão dos alunos referente às
questões da sociedade e desenvolvimento do vocabulário ligado à expressão de
opiniões sobre o tema do bullying;
|
Vocabulário referente a situações de bullying.
|
O professor
introduz a aula perguntando se algum dos alunos em classe já sofreu algum
tipo de violência na escola (ex: agressão física, verbal...). Assim que os
alunos responderem, o professor questiona se eles conhecem o nome dado para
este tipo de violência (bullying) e
explica que ela não só acontece nas escolas, mas também é muito comum em
redes sociais. Nesta discussão, o professor também pode perguntar se os
alunos acham certo agredir os colegas, seja esta forma de violência física ou
verbal, e aproveita para conscientizá-los. O professor pede aos alunos que
observem as imagens da p. 118, ex 1 do livro Alive! e digam o que está
acontecendo em cada uma. Depois disso, o professor distribui o exercício de
número 1 que está anexado no plano de aula (Respostas na ordem: 3 – 5 – 6 – 1 – 10 – 7 – 2 – 4 – 11 – 8 – 9 – 12)
O exercício contem um vocabulário sobre bullying retirado do livro “Alive”. O professor deverá pedir que
os alunos relacionem as palavras de acordo com as definições ao lado. Logo
após, o professor distribui o exercício de número 1 do livro “Alive”, convidando-os a observar as
ilustrações e verificar se todos compreendem quais são as situações
relatadas. Em seguida, recomendar ler as expressões presentes no sinal antibullying com o vocabulário trabalhado
no exercício anterior e relacionar apenas as palavras que foram ilustradas no
sinal. Por fim, pedir aos alunos para que eles respondam o exercício número
dois do livro “Alive” e depois
comentar sobre suas respostas.
Partindo do tema bullying, o
professor questiona os alunos sobre os demais valores da vida que aparecem
despercebidos na sociedade e, para eles, quais seriam esses valores. Assim
que os alunos responderem, o professor apresenta a atividade 1 da página 121
do livro “Alive” que fala a
respeito de valores, mas, principalmente, como nós estamos lidando com eles.
Assim, o aluno deverá desenhar na caixa ao lado uma figura que retrate um
valor pelo qual ele queira protestar (família, preconceito, violência, bullying, meio ambiente...). Depois
disso, o professor lê a atividade 2 da mesma página do livro e explica aos
alunos como ela funciona e o vocabulário que aparece. Para dar um exemplo de
como juntar as expressões do quadrado A, B e D, o professor poderia pedir
para um aluno voluntário ir com ele ao quadro e montar uma frase que retrate
sua opinião sobre as questões presentes no quadrado B. Depois disso, os
alunos ficariam em duplas para montarem as outras sentenças de acordo com
suas opiniões. Assim que os alunos terminarem, o professor sortearia alguns
alunos para ler as frases e explicar o porquê de suas opiniões.
|
Folha com exercícios, lápis de quadro, quadro;
Folha com as questões a serem trabalhadas; lápis
de quadro;
|
Observação
da participação dos alunos no debate sobre o texto e na execução do exercício
proposto
Os alunos conseguirão expressar
suas opiniões à respeito de questões presentes na sociedade na língua
inglesa.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÁÍBA
PIBID – SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS – EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 16 –
Escola Chico Xavier – setembro/2014
1- Match each word with its correct
definition on the right:
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÁÍBA
PIBID – SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS – EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 16 –
Escola Chico Xavier – setembro/2014
1- Match each word with its correct
definition on the right:
|
||
1.
Leaving somebody out
|
(
) Ameaças;
|
1.
Leaving somebody out
|
(
) Ameaças;
|
2.Damage property
|
(
) Boatos;
|
2.
Damage property
|
(
) Boatos;
|
3.Threats
|
(
) Agredir alguém usando os pés, dar chutes;
|
3.
Threats
|
(
) Agredir alguém usando os pés, dar chutes;
|
4.
Gossiping
|
(
) Deixar alguém fora da conversa, não dar atenção.
|
4.
Gossiping
|
(
) Deixar alguém fora da conversa, não dar atenção.
|
5.
Rumors
|
(
) Palavras maldosas;
|
5.
Rumors
|
(
) Palavras maldosas;
|
6.
Kicking
|
(
)Chamar palavrões;
|
6.
Kicking
|
(
)Chamar palavrões;
|
7.
Name-calling
|
(
) Destruir algo que não seja de seu pertence;
|
7.
Name-calling
|
(
) Destruir algo que não seja de seu pertence;
|
8.
Hitting
|
(
) Fazer fofocas;
|
8.
Hitting
|
(
) Fazer fofocas;
|
9.
Pushing
|
(
) Provocar alguém;
|
9.
Pushing
|
(
) Provocar alguém;
|
10.
Mean words
|
(
) Agredir alguém usando as mãos, dar socos;
|
10.
Mean words
|
(
) Agredir alguém usando as mãos, dar socos;
|
11.
Teasing
|
(
) Empurrar alguém;
|
11.
Teasing
|
(
) Empurrar alguém;
|
12.
Stealing
|
(
) Pegar algo que não é seu, roubar.
|
12.Stealing
|
(
) Pegar algo que não é seu, roubar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário