domingo, 7 de dezembro de 2014

Oficina 16 - Bullying

PLANO DE AULA 16
TEMA: Bullying
OBJETIVO GERAL: Conscientizar-se sobre o direito mútuo entre as pessoas com foco no combate ao bullying, através do trabalho linguístico com um texto do gênero‘’placa’’ “sign”, priorizando o uso da língua inglesa. Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos alunos, trabalhando práticas de fala que focam na expressão de opiniões.

Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
1. Ativação do conhecimento prévio e engajamento dos alunos para com o tema;

2. Trabalhar o vocabulário para relatar situações cotidianas de bullying em inglês;













2ª. PARTE DA AULA

Promover a reflexão dos alunos referente às questões da sociedade e desenvolvimento do vocabulário ligado à expressão de opiniões sobre o tema do bullying;
Vocabulário referente a situações de bullying.











































O professor introduz a aula perguntando se algum dos alunos em classe já sofreu algum tipo de violência na escola (ex: agressão física, verbal...). Assim que os alunos responderem, o professor questiona se eles conhecem o nome dado para este tipo de violência (bullying) e explica que ela não só acontece nas escolas, mas também é muito comum em redes sociais. Nesta discussão, o professor também pode perguntar se os alunos acham certo agredir os colegas, seja esta forma de violência física ou verbal, e aproveita para conscientizá-los. O professor pede aos alunos que observem as imagens da p. 118, ex 1 do livro Alive! e digam o que está acontecendo em cada uma. Depois disso, o professor distribui o exercício de número 1 que está anexado no plano de aula (Respostas na ordem: 3 – 5 – 6 – 1 – 10 – 7 – 2 – 4 – 11 – 8 – 9 – 12)
O exercício contem um vocabulário sobre bullying retirado do livro “Alive”. O professor deverá pedir que os alunos relacionem as palavras de acordo com as definições ao lado. Logo após, o professor distribui o exercício de número 1 do livro “Alive”, convidando-os a observar as ilustrações e verificar se todos compreendem quais são as situações relatadas. Em seguida, recomendar ler as expressões presentes no sinal antibullying com o vocabulário trabalhado no exercício anterior e relacionar apenas as palavras que foram ilustradas no sinal. Por fim, pedir aos alunos para que eles respondam o exercício número dois do livro “Alive” e depois comentar sobre suas respostas.



Partindo do tema bullying, o professor questiona os alunos sobre os demais valores da vida que aparecem despercebidos na sociedade e, para eles, quais seriam esses valores. Assim que os alunos responderem, o professor apresenta a atividade 1 da página 121 do livro “Alive” que fala a respeito de valores, mas, principalmente, como nós estamos lidando com eles. Assim, o aluno deverá desenhar na caixa ao lado uma figura que retrate um valor pelo qual ele queira protestar (família, preconceito, violência, bullying, meio ambiente...). Depois disso, o professor lê a atividade 2 da mesma página do livro e explica aos alunos como ela funciona e o vocabulário que aparece. Para dar um exemplo de como juntar as expressões do quadrado A, B e D, o professor poderia pedir para um aluno voluntário ir com ele ao quadro e montar uma frase que retrate sua opinião sobre as questões presentes no quadrado B. Depois disso, os alunos ficariam em duplas para montarem as outras sentenças de acordo com suas opiniões. Assim que os alunos terminarem, o professor sortearia alguns alunos para ler as frases e explicar o porquê de suas opiniões.


Folha com exercícios, lápis de quadro, quadro;



















Folha com as questões a serem trabalhadas; lápis de quadro;








 Observação da participação dos alunos no debate sobre o texto e na execução do exercício proposto
















Os alunos conseguirão expressar suas opiniões à respeito de questões presentes na sociedade na língua inglesa. 









UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÁÍBA
PIBID – SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS – EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 16 – Escola Chico Xavier – setembro/2014
1-      Match each word with its correct definition on the right:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÁÍBA
PIBID – SUBPROJETO LETRAS – INGLÊS – EXERCÍCIO EXTRA – OFICINA 16 – Escola Chico Xavier – setembro/2014
1-      Match each word with its correct definition on the right:

1.       Leaving somebody out
(   ) Ameaças;
1.       Leaving somebody out
(   ) Ameaças;
2.Damage property
(   ) Boatos;
2.       Damage property
(   ) Boatos;
3.Threats
(   ) Agredir alguém usando os pés, dar chutes;
3.       Threats
(   ) Agredir alguém usando os pés, dar chutes;
4.       Gossiping
(   ) Deixar alguém fora da conversa, não dar atenção.
4.       Gossiping
(   ) Deixar alguém fora da conversa, não dar atenção.
5.       Rumors
(   ) Palavras maldosas;
5.       Rumors
(   ) Palavras maldosas;
6.       Kicking
(   )Chamar palavrões;
6.       Kicking
(   )Chamar palavrões;
7.       Name-calling
(   ) Destruir algo que não seja de seu pertence;
7.       Name-calling
(   ) Destruir algo que não seja de seu pertence;
8.       Hitting
(   ) Fazer fofocas;
8.       Hitting
(   ) Fazer fofocas;
9.       Pushing
(   ) Provocar alguém;
9.       Pushing
(   ) Provocar alguém;
10.   Mean words
(   ) Agredir alguém usando as mãos, dar socos;
10.   Mean words
(   ) Agredir alguém usando as mãos, dar socos;
11.   Teasing
(   ) Empurrar alguém;
11.   Teasing
(   ) Empurrar alguém;
12.   Stealing
(   ) Pegar algo que não é seu, roubar.
12.Stealing
(   ) Pegar algo que não é seu, roubar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário