domingo, 7 de dezembro de 2014

Variação linguística EF



PLANO DE AULA 8º ‘’B’’
TEMA: compreendendo variação linguística.
OBJETIVO GERAL: Entender que variação lingüística não é questão de estar certa ou errada, e sim de estar inserida em um contexto onde sua colocação se torna natural, através da análise da letra da música Redemption song.

Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação

1 - Identificar variação lingüística
e 2 – concluir que esta é parte integrante do registro informal da língua, portanto pode ser utilizada em várias situações, inclusive no gênero música.  
3 – interpretar as mensagens presentes na música.  





Vocabulário contido na letra da música.









Ao chegar, o professor avisa aos alunos que eles irão analisar junto com o professor a letra da música Redemption song, de Bob Marley, em seguida o professor pergunta se eles sabem quem foi o cantor e porque ele é reconhecido mundialmente, respondendo após a interação ou não dos alunos. Depois entrega os hand outs com exercícios sobre a música e toca a música no máximo três vezes para eles responderem os exercícios em duplas, após os alunos responderem, o professor corrige os exercícios e inicia a interpretação da música respondendo dúvidas sobre vocabulário e perguntando quais as mensagens contidas na música, o professor deve responder que a música foi lançada em uma época que o mundo ainda estava amedrontado pela guerra fria e ameaças de bomba atômica, e que o autor também lembra o passado de escravidão de seu povo na letra e que também expressa sua religiosidade em certas passagens. Os alunos podem perguntar se o início da letra está errado, pois o autor usou a língua de forma errada gramaticalmente, (mesmo que não perguntem) o professor deve explicar que o autor usou uma variação lingüística de sua região e que como a música é para ser falada (cantada) seu uso é permissível nesse contexto, assim como nós também utilizamos na fala termos que não podem ser colocados em textos escritos ( tá certo, né, tá bom, tu vai ...)  
Aparelho de som; letra da música; música em formato mp3 ou em um CD; hand outs dos exercícios e lápis/caneta.
Respostas dos exercícios e interação com o professor e os colegas nas duplas em sala de aula

 

 

Exercise from the song

FILL IN THE GAPS:



Word box

Minutes – fulfill – strong – Triumphantly – help – freedom – mental – fear – stand – fulfill – help – pit – have 





Redemption Song Lyrics

Old pirates, yes, they rob I
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the almighty
We forward in this generation
Triumphantly
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy
'Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look? Ooh
Some say it's just a part of it
We've got to fullfil the book

Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our mind
Woh, have no fear for atomic energy
'Cause none of them-a can-a stop-a the
time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look?
Yes, some say it's just a part of it
We've got to fullfill the book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever had
Redemption songs
All I ever had
Redemption songs
These songs of freedom
Songs of freedom

Lyrics from <a href="http://www.elyrics.net">eLyrics.net</a>




                                                                                     PLANO DE AULA SEXTO ANO “B”
TEMA: Reconhecendo o vocabulário dos alimentos.


Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
Reconhecer os alimentos na língua inglesa;

Identificar quais alimentos são considerados saudáveis e não saudáveis;

Utilizar o nome dos alimentos.

Selecionar os alimentosperecíveis e não perecíveis.

Vocabulário:
Grains:
Fruits:
Vegetables:
Meat:
Soft drinks:
Pasta:

O professor divide os alunos em quatro grupos de cinco.
O professor pergunta aos alunos quais desses alimentos fazem parte da rotina de refeições deles e aqui em nossa região, em que horário é mais comum consumirmos esses alimentos.
O professor pede para os grupos montarem um cardápio semanal com base no que eles comem diariamente no café da manhã, almoço, lanches e jantar e colocar os alimentos em suas classificações na pirâmide alimentar.  (Poderão ser construído apenas dois cardápios e utilizá-los alternadamente).
O professor disponibiliza o nome em inglês dos dias da semana, alimentos e horário de alimentação.
O professor pergunta quais são saudáveis e quais não, e explica os benefícios dos alimentos saudáveis.

Quadro do cardápio; giz; lápiz;caneta; caderno.


Os alunos serão capazes de reconhecer os alimentos e suas classificações na língua inglesa e identificar os alimentos que permitem ter uma alimentação saudável.





Anexo
Sunday
Monday
Tuesday
Wednesday
Thursday
Friday
Saturday
Feeding
Schedule







Breakfast







Snack







Lunch







Snack







Dinner




Nenhum comentário:

Postar um comentário