PLANO
DE AULA 8º ‘’B’’
TEMA: compreendendo variação linguística.
OBJETIVO GERAL: Entender que variação lingüística
não é questão de estar certa ou errada, e sim de estar inserida em um contexto
onde sua colocação se torna natural, através da análise da letra da música
Redemption song.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
1
- Identificar variação lingüística
e
2 – concluir que esta é parte integrante do registro informal da língua,
portanto pode ser utilizada em várias situações, inclusive no gênero música.
3
– interpretar as mensagens presentes na música.
|
Vocabulário
contido na letra da música.
|
Ao
chegar, o professor avisa aos alunos que eles irão analisar junto com o
professor a letra da música Redemption song, de Bob Marley, em seguida o
professor pergunta se eles sabem quem foi o cantor e porque ele é reconhecido
mundialmente, respondendo após a interação ou não dos alunos. Depois entrega
os hand outs com exercícios sobre a música e toca a música no máximo três
vezes para eles responderem os exercícios em duplas, após os alunos
responderem, o professor corrige os exercícios e inicia a interpretação da
música respondendo dúvidas sobre vocabulário e perguntando quais as mensagens
contidas na música, o professor deve responder que a música foi lançada em
uma época que o mundo ainda estava amedrontado pela guerra fria e ameaças de
bomba atômica, e que o autor também lembra o passado de escravidão de seu
povo na letra e que também expressa sua religiosidade em certas passagens. Os
alunos podem perguntar se o início da letra está errado, pois o autor usou a
língua de forma errada gramaticalmente, (mesmo que não perguntem) o professor
deve explicar que o autor usou uma variação lingüística de sua região e que
como a música é para ser falada (cantada) seu uso é permissível nesse
contexto, assim como nós também utilizamos na fala termos que não podem ser colocados
em textos escritos ( tá certo, né, tá bom, tu vai ...)
|
Aparelho
de som; letra da música; música em formato mp3 ou em um CD; hand outs dos
exercícios e lápis/caneta.
|
Respostas
dos exercícios e interação com o professor e os colegas nas duplas em sala de
aula
|
Exercise from the song
FILL IN THE GAPS:
Word box
Minutes
– fulfill – strong – Triumphantly – help – freedom – mental – fear – stand – fulfill
– help – pit – have
|
Redemption Song Lyrics
Old pirates, yes, they
rob I
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the almighty
We forward in this generation
Triumphantly
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy
'Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look? Ooh
Some say it's just a part of it
We've got to fullfil the book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our mind
Woh, have no fear for atomic energy
'Cause none of them-a can-a stop-a the
time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look?
Yes, some say it's just a part of it
We've got to fullfill the book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever had
Redemption songs
All I ever had
Redemption songs
These songs of freedom
Songs of freedom
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the almighty
We forward in this generation
Triumphantly
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy
'Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look? Ooh
Some say it's just a part of it
We've got to fullfil the book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our mind
Woh, have no fear for atomic energy
'Cause none of them-a can-a stop-a the
time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look?
Yes, some say it's just a part of it
We've got to fullfill the book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever had
Redemption songs
All I ever had
Redemption songs
These songs of freedom
Songs of freedom
Lyrics from <a href="http://www.elyrics.net">eLyrics.net</a>
PLANO DE AULA SEXTO ANO
“B”
TEMA: Reconhecendo o vocabulário dos alimentos.
Objetivos
específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Reconhecer os
alimentos na língua inglesa;
Identificar
quais alimentos são considerados saudáveis e não saudáveis;
Utilizar o
nome dos alimentos.
Selecionar os
alimentosperecíveis e não perecíveis.
|
Vocabulário:
Grains:
Fruits:
Vegetables:
Meat:
Soft drinks:
Pasta:
|
O professor
divide os alunos em quatro grupos de cinco.
O professor
pergunta aos alunos quais desses alimentos fazem parte da rotina de refeições
deles e aqui em nossa região, em que horário é mais comum consumirmos esses
alimentos.
O professor
pede para os grupos montarem um cardápio semanal com base no que eles comem
diariamente no café da manhã, almoço, lanches e jantar e colocar os alimentos
em suas classificações na pirâmide alimentar.
(Poderão ser construído apenas dois cardápios e utilizá-los
alternadamente).
O professor
disponibiliza o nome em inglês dos dias da semana, alimentos e horário de
alimentação.
O professor
pergunta quais são saudáveis e quais não, e explica os benefícios dos
alimentos saudáveis.
|
Quadro do
cardápio; giz; lápiz;caneta; caderno.
|
Os alunos
serão capazes de reconhecer os alimentos e suas classificações na língua
inglesa e identificar os alimentos que permitem ter uma alimentação saudável.
|
Anexo
Sunday
|
Monday
|
Tuesday
|
Wednesday
|
Thursday
|
Friday
|
Saturday
|
Feeding
Schedule
|
Breakfast
|
|||||||
Snack
|
|||||||
Lunch
|
|||||||
Snack
|
|||||||
Dinner
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário