TEMA: O Brasil e Países de língua inglesa
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar-se em relação a
aspectos da cultura brasileira e conhecer aspectos de países de culturas de
língua inglesa, adquirir conhecimentos sobre nomes de países e nacionalidades
correspondentes.
Objetivos
específicos
|
conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
1.
Resgatar conhecimentos sobre aspectos da cultura
brasileira e conhecer algumas palavras em inglês que tem a ver com a cultura
do Brazil 20’
2.Conhecer o
nome de alguns países de língua inglesa, a nacionalidade correspondente e
alguns aspectos culturais desses países.
(30’)
|
Aspectos da
cultura brasileira: país, nacionalidade, língua, bandeira, aspectos culturais
relevantes
Nome de 8
países de língua inglesa e do Brasil, a nacionalidade correspondente e
alguns aspectos culturais desses países.
|
- O
professor começaa aula tocando a
música “Aquarela do Brasil” e pergunta aos alunos como se diz Brasil em
inglês e a nacionalidade, treinando a pronúncia e as frases : I’m fromBrazil/
I’m Brazilian
- O
professor pede para os alunos escutarem a música com atenção e anotarem
aspectos da cultura brasileira que são mencionados.
- Para
checar as respostas dos alunos o professor vai fazendo uma lista no quadro,
escrevendo os aspectos mencionados pelos alunos em inglês (só uma palavra) e
treinando a pronúncia.
Jogo das bandeiras: Nesse jogo, o professor leva
bandeirinhas impressas, mas sem o nome do país representado. Os nomes dos
países nas bandeiras são escritos no quadro fora de ordem em inglês. A partir
disso, coloca-se todas elas numa sacola. Então, em pares, os alunos teriam
que pegar uma bandeira cada par, de forma aleatória.
1.
Em primeiro lugar, eles tentam identificar o país correspondente
à bandeira, contando com a ajuda dos colegas e do professor, caso não
consiga. Oprofessor treina a pronúncia de cada país com a turma.
2.
Depois, o professor
pergunta se o aluno sabe alguma coisa sobre o país que pegou, e se possível,
escreve em inglês uma palavra dita pelo aluno que tem a ver com o país.
3.
Se houve tempo, cada par de alunos é convidado a ir para a frente
da sala e através de mímicas vai representar um país para os outros
adivinharem que país e esse.
|
Aparelho de
som com música Aquarela do Brazil/giz e quadro para escrever as frases
Bandeiras de
8 países + Brasil e sacola
|
Os alunos
serão capazes de dizer falar o nome de seu país, sua nacionalidade em inglê s
e saberão algumas palavras relacionadas a cultura brasileira em língua
inglesa: carnival, samba, football, Green Forest, beach
Alunos
saberão dizer os nomes dos países estudados em inglês e saberão falar algum
aspecto cultural daqueles países.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário