domingo, 7 de dezembro de 2014

Plano de aula oficina 3 - O Brasil e Países de língua inglesa

TEMA: O Brasil e Países de língua inglesa
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar-se em relação a aspectos da cultura brasileira e conhecer aspectos de países de culturas de língua inglesa, adquirir conhecimentos sobre nomes de países e nacionalidades correspondentes.


Objetivos específicos
conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação
1.      Resgatar conhecimentos sobre aspectos da cultura brasileira e conhecer algumas palavras em inglês que tem a ver com a cultura do Brazil 20’








2.Conhecer o nome de alguns países de língua inglesa, a nacionalidade correspondente e alguns aspectos culturais desses países.
(30’)







Aspectos da cultura brasileira: país, nacionalidade, língua, bandeira, aspectos culturais relevantes

 Nome de 8  países de língua inglesa e do Brasil, a nacionalidade correspondente e alguns aspectos culturais desses países.



- O professor começaa aula  tocando a música “Aquarela do Brasil” e pergunta aos alunos como se diz Brasil em inglês e a nacionalidade, treinando a pronúncia e as frases : I’m fromBrazil/ I’m Brazilian

- O professor pede para os alunos escutarem a música com atenção e anotarem aspectos da cultura brasileira que são mencionados.

- Para checar as respostas dos alunos o professor vai fazendo uma lista no quadro, escrevendo os aspectos mencionados pelos alunos em inglês (só uma palavra) e treinando a pronúncia.




Jogo das bandeiras: Nesse jogo, o professor leva bandeirinhas impressas, mas sem o nome do país representado. Os nomes dos países nas bandeiras são escritos no quadro fora de ordem em inglês. A partir disso, coloca-se todas elas numa sacola. Então, em pares, os alunos teriam que pegar uma bandeira cada par, de forma aleatória.
1.      Em primeiro lugar, eles tentam identificar o país correspondente à bandeira, contando com a ajuda dos colegas e do professor, caso não consiga. Oprofessor treina a pronúncia de cada país com a turma.
2.       Depois, o professor pergunta se o aluno sabe alguma coisa sobre o país que pegou, e se possível, escreve em inglês uma palavra dita pelo aluno que tem a ver com o país.
3.      Se houve tempo, cada par de alunos é convidado a ir para a frente da sala e através de mímicas vai representar um país para os outros adivinharem que país e esse.



Aparelho de som com música Aquarela do Brazil/giz e quadro para escrever as frases









Bandeiras de 8 países + Brasil e sacola
Os alunos serão capazes de dizer falar o nome de seu país, sua nacionalidade em inglê s e saberão algumas palavras relacionadas a cultura brasileira em língua inglesa: carnival, samba, football, Green Forest, beach






Alunos saberão dizer os nomes dos países estudados em inglês e saberão falar algum aspecto cultural daqueles países.





Nenhum comentário:

Postar um comentário