domingo, 7 de dezembro de 2014

RESUMO ENALIC - EJA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: análise do material didático e suas implicações na inserção social dos alunos



EJA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: análise do material didático e suas implicações na inserção social dos alunos
Eixo:Educação, Diversidade e Inclusão social
Magna Rafaela de Sousa e SILVA
Universidade Federal da Paraíba

A Educação de Jovens e Adultos, também conhecida como EJA, tem como função social a inserção, ou seja, a inclusão de sujeitos que tiveram sua formação básica interrompida, proporcionando-lhes não apenas qualificação para o mercado de trabalho, mas, também, desenvolvimento crítico como cidadãos, à medida que pode oportunizar acesso à cultura e ao conhecimento. Na EJA, deve-se levar em conta o perfil desses sujeitos, que se constroem de forma distinta daquela de um aluno do ensino regular, para que seja construída uma ponte entre a proposta pedagógicada EJA e a experiência de vida e de escolaridade, que o aluno EJA traz em sua bagagem, e que não pode ser descartada.Apesar de sua relevância social, até 2006, esta modalidade de ensino não era contemplada pelo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF). Mesmo sendo incluída no orçamento educacional, a partir de 2007, a EJA ainda é desvalorizada, pois o valor dedicado para esta modalidade ainda é inferior se compararmos com as outras modalidadesde educação (RODRIGUES, 2014). Há muito ainda ser feito - formação de professor, infra-estrutura, auto-estima do aluno EJA, material didático adequado etc (NICHOLS, 2001; LIMA, 2012) - para resgatar o potencial de relevância social que a EJA pode desempenhar. No caso do material didático, Rodrigues (op.cit.)adverte que muitos professores,apesar de cientes das especificidades desses sujeitos, fazem uso de material com temática e atividades voltadas para alunos de ensino regular, em vez de desenvolverem uma prática docente sensível ao perfil e à bagagem de vida e escolaridade que esses sujeitos trazem. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar o material didático elaborado para uma turma de EJA, levando em consideração seus sujeitos e a sua função no processo de ensino-aprendizagem da EJA,visando identificar se o ensino de inglês acontece de forma sensível, significativa e inclusiva para esse público alvo.
Palavras-chave: EJA; material didático; ensino de língua inglesa; inserção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário