EJA
E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: análise do
material didático e suas implicações na inserção social dos alunos
Eixo:Educação,
Diversidade e Inclusão social
Magna Rafaela de Sousa e SILVA
Universidade Federal da Paraíba
A
Educação de Jovens e Adultos, também conhecida como EJA, tem como função social
a inserção, ou seja, a inclusão de sujeitos que tiveram sua formação básica
interrompida, proporcionando-lhes não apenas qualificação para o mercado de
trabalho, mas, também, desenvolvimento crítico como cidadãos, à medida que pode oportunizar acesso
à cultura e ao conhecimento. Na
EJA, deve-se levar em
conta o perfil desses sujeitos, que se constroem de forma distinta daquela de
um aluno do ensino regular, para que seja construída uma ponte entre a proposta
pedagógicada EJA e a experiência de vida e de escolaridade, que o aluno EJA
traz em sua bagagem, e que não pode ser descartada.Apesar de sua relevância social, até 2006, esta modalidade de ensino não
era contemplada pelo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF).
Mesmo sendo incluída no orçamento educacional, a partir de 2007, a EJA ainda é
desvalorizada, pois o valor dedicado para esta modalidade ainda é inferior se
compararmos com as outras modalidadesde educação (RODRIGUES, 2014). Há muito ainda ser feito - formação de
professor, infra-estrutura, auto-estima do aluno EJA, material didático
adequado etc (NICHOLS, 2001; LIMA, 2012) - para resgatar o potencial de
relevância social que a EJA pode desempenhar. No caso do material didático, Rodrigues (op.cit.)adverte que muitos professores,apesar de cientes das especificidades
desses sujeitos, fazem uso de material com temática e atividades voltadas para
alunos de ensino regular, em vez de desenvolverem uma prática docente sensível
ao perfil e à bagagem de vida e escolaridade que esses sujeitos trazem. Nessa
perspectiva, este trabalho objetiva analisar o material didático elaborado para uma turma de
EJA, levando em consideração seus sujeitos e a sua função no processo de ensino-aprendizagem da EJA,visando identificar se o ensino
de inglês acontece de forma sensível,
significativa e inclusiva para esse público alvo.
Palavras-chave:
EJA; material didático; ensino de língua inglesa; inserção social.
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