sábado, 13 de dezembro de 2014

Resposta Física Total e ensino de língua Inglesa


Resumo.
Resposta Física Total e ensino de língua Inglesa

O subprojeto PIBID Letras-Inglês do campus I da UFPB contou com a colaboração de tutores americanos, que proporcionaram aos bolsistas licenciandos experiências de aulas diversificadas, visando ao aperfeiçoamento da fluência e da proficiência linguística dos participantes. Em três delas, eles desenvolveram atividades relacionadas à abordagem da Resposta Física Total, o TPR. Esta abordagem, desenvolvida por ASHER (1970), tem como objetivo envolver a compreensão auditiva através dos comandos do professor a serem executados pelos alunos. O TPR baseia-se em alguns princípios fundamentais quais sejam: uso da atividade física para fazer o aluno interagir com a língua estrangeira; desenvolvimento de uma experiência de percepção primária, o que daria ao aprendiz uma visão mais exata do mundo ao seu redor; e por último, a crença na capacidade que toda pessoa teria, em princípio, de internalizar qualquer língua estrangeira. O objetivo desse trabalho é descrever as atividades vivenciadas e refletir sobre as vantagens de se utilizar a abordagem da Resposta Física Total para proporcionar um maior uso da língua alvo, tanto no campo da formação inicial de professores, como na própria educação básica.




Referências
ASHER, J.J.  The total physical response (TPR):  review of the evidence(2009).Disponívelem<http://www.tpr-world.com/review_evidence.pdf>Acessoem 08/11/2014
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KRASHEN, S. D; TERRELL, T.D. The natural approach: language acquisition in the classroom. Hayward, California: Alemany Press, 1983.
LIMA, V. P; SILVA, J. F.S. Resposta física total. UEMS Disponível em<http://www.uems.br/na/linguisticaelinguagem/EDICOES/13/Arquivos/11%20Valdelice%20e%20Joao%20fabio.pdf>Acesso em 18/112014

LINSE, C. The children’s response: TPR and beyond toward  writing. Hayward, California:  Alemany Press. 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário