Resumo.
Resposta
Física Total e ensino de língua Inglesa
O subprojeto PIBID
Letras-Inglês do campus I da UFPB contou com a colaboração de tutores
americanos, que proporcionaram aos bolsistas licenciandos experiências de aulas
diversificadas, visando ao aperfeiçoamento da fluência e da proficiência
linguística dos participantes. Em três delas, eles desenvolveram atividades
relacionadas à abordagem da Resposta Física Total, o TPR. Esta abordagem,
desenvolvida por ASHER (1970), tem como objetivo envolver a compreensão
auditiva através dos comandos do professor a serem executados pelos alunos. O
TPR baseia-se em alguns princípios fundamentais quais sejam: uso da atividade
física para fazer o aluno interagir com a língua estrangeira; desenvolvimento
de uma experiência de percepção primária, o que daria ao aprendiz uma visão
mais exata do mundo ao seu redor; e por último, a crença na capacidade que toda
pessoa teria, em princípio, de internalizar qualquer língua estrangeira. O
objetivo desse trabalho é descrever as atividades vivenciadas e refletir sobre
as vantagens de se utilizar a abordagem da Resposta Física Total para
proporcionar um maior uso da língua alvo, tanto no campo da formação inicial de
professores, como na própria educação básica.
Referências
ASHER, J.J.
The total physical response (TPR):
review of the evidence(2009).Disponívelem<http://www.tpr-world.com/review_evidence.pdf>Acessoem 08/11/2014
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na
prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. – Porto Alegre: Artes Médicas,
1995.
KRASHEN, S. D; TERRELL, T.D. The natural approach:
language acquisition in the classroom. Hayward, California:
Alemany Press, 1983.
LIMA, V. P; SILVA, J. F.S. Resposta física total. UEMS Disponível em<http://www.uems.br/na/linguisticaelinguagem/EDICOES/13/Arquivos/11%20Valdelice%20e%20Joao%20fabio.pdf>Acesso em 18/112014
LINSE, C. The children’s response: TPR and
beyond toward writing. Hayward,
California: Alemany Press. 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário