domingo, 7 de dezembro de 2014

Resumo ENALIC: INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: TRABALHANDO AS DIFERÊNÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

RESUMO

Um dos objetivos do PIBID é oportunizar a iniciação de licenciados na prática docente escolar através de oficinas no período oposto às aulas regulares, sendo estas oficinas planejadas em conjunto com o coordenador do projeto, que atua no âmbito da universidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de elaboração de oficinas de língua inglesa, preparadas para alunos de uma escola de ensino fundamental da cidade de João Pessoa, como uma atividade do PIBID Letras-Inglês da UFPB. Os estudos de Howard Gardner (1995) proporcionaram uma visão diferenciada na área da psicologia cognitiva referente à atuação dos professores em sala de aula e aos seus diferentes métodos de aprendizagem, e assim contribuíram para uma melhor apreensão dos conteúdos assimilados pelos alunos. Neste sentido, foram incluídas nas oficinas realizadas atividades que contemplassem os diferentes tipos de inteligência presentes na sala de aula, considerando aquelas propostas por Gardner: a inteligência linguística; a inteligência lógico-matemática; a inteligência espacial; a inteligência musical; a inteligência corporal-cinestésica; a inteligência interpessoal; a inteligência intrapessoal, e a inteligência natural, priorizando práticas de fala e escuta com os alunos. A partir da análise dos planos de aula de uma sequência de seis oficinas realizadas e do contraste desses planos com os relatos das aulas propriamente ditas, buscamos identificar de que forma a elaboração das aulas à luz das contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas facilitou a participação e a aprendizagem de um número maior dos alunos. Os resultados encontrados nos fizeram refletir sobre a necessidade de uma prática educativa que diminua as dificuldades presentes em sala de aula e que proporcione o desenvolvimento das mais variadas capacidades cognitivas, além das que tradicionalmente são trabalhadas no ensino regular.


Palavras-chave: Inteligências Múltiplas; Prática Educativa; Capacidades cognitivas. 

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