RESUMO
Um dos objetivos do
PIBID é oportunizar a iniciação de licenciados na prática docente escolar
através de oficinas no período oposto às aulas regulares, sendo estas oficinas
planejadas em conjunto com o coordenador do projeto, que atua no âmbito da
universidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar
reflexões sobre o uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de
elaboração de oficinas de língua inglesa, preparadas para alunos de uma escola
de ensino fundamental da cidade de João Pessoa, como uma atividade do PIBID
Letras-Inglês da UFPB. Os estudos de Howard Gardner (1995) proporcionaram uma
visão diferenciada na área da psicologia cognitiva referente à atuação dos
professores em sala de aula e aos seus diferentes métodos de aprendizagem, e
assim contribuíram para uma melhor apreensão dos conteúdos assimilados pelos
alunos. Neste sentido, foram incluídas nas oficinas realizadas atividades que
contemplassem os diferentes tipos de inteligência presentes na sala de aula,
considerando aquelas propostas por Gardner: a inteligência linguística; a inteligência
lógico-matemática; a inteligência espacial; a inteligência musical; a
inteligência corporal-cinestésica; a inteligência interpessoal; a inteligência
intrapessoal, e a inteligência natural, priorizando práticas de fala e
escuta com os alunos. A partir da análise dos planos de aula de uma sequência
de seis oficinas realizadas e do contraste desses planos com os relatos das
aulas propriamente ditas, buscamos identificar de que forma a elaboração das
aulas à luz das contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas facilitou a
participação e a aprendizagem de um número maior dos alunos. Os resultados
encontrados nos fizeram refletir sobre a necessidade de uma prática educativa
que diminua as dificuldades presentes em sala de aula e que proporcione o
desenvolvimento das mais variadas capacidades cognitivas, além das que
tradicionalmente são trabalhadas no ensino regular.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas;
Prática Educativa; Capacidades cognitivas.
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